Um grupo de arqueólogos encontraram e escavaram 32 sepulturas no complexo de El Chorro, em Pomalca, no Peru. De acordo com a imprensa local, foram encontrados restos mortais ao lado de urnas de cerâmica e itens domésticos, como colheres de ossos e metal. Mas o que está intrigando os pesquisadores é o fato em que vários esqueletos estão sem os pés.
Local da escavação no Parú (foto: Reprodução)
Os arqueólogos que trabalham no Museu das Tumbas Reais de Sipán confirmam que há 15 corpos de crianças e adolescentes da Civilização Moche que não têm os ossos do membro inferior.
Segundo o coordenador das escavações, Edgar Bracamonte, ele e sua equipe achavam que isso era resultado de amputações. No entanto, eles notaram que uma ossada estava sem a fíbula (osso da panturrilha), sugerindo que os ossos dos pés foram roubados dos túmulos. Ainda segundo o coordenador, o roubo de restos mortais era muito comum na época. Os ossos eram usados para a fabricação de joias.
Esqueleto encontrado sem os pés (foto: Reprodução)
A Civilização Moche eram um grupo de povos indígenas que dominavam o norte do Peru antes que os Incas e, mais tarde, os colonialistas espanhóis, assumissem o poder. O povo Moche construiu grandes estruturas semelhantes a pirâmides, criou obras de cerâmica e realizava sacrifícios humanos para seus deuses.
Até o momento, 23 dos túmulos encontrados são de Mochicas. Os nove restantes são da cultura de Lambayeque (ou Sicán), posterior aos moches.
(Com informações do site Galileu)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar