Uma onda de frio que atinge os Estados Unidos nesta quarta-feira (30) é considerada uma das mais intensas de toda a história. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas mínimas podem chegar a -40ºC e a sensação térmica aos -53ºC em alguns estados do norte do país. 

As temperaturas abaixo de zero devem atingir cerca de 55 milhões de pessoas. Os estados do Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississipi já declararam estado de emergência por causa do frio. O Serviço Nacional do Tempo (NWS) afirmou que cerca de 75% da população dos Estados Unidos será submetida a temperaturas abaixo de zero até o próximo domingo (3). 

Em Illionois, a previsão é de que as temperaturas cheguem a -33ºC, com ventos que podem causar a sensação térmica de até -46ºC. Já em Minnesota, os meteorologistas preveem a sensação térmica de -53º ou até menos. Esse é o recorde de temperatura mais baixa já registrada em Minnesota, superando a registrada em 1996, com -51ºC. No estado de Wisconsin, a neve deve atingir a altura de, ao menos, 60 centímetros. Também é esperado neve em outros estados do sul do país, como Alabama e Geórgia. 

“Estas são condições muito perigosas e podem levar a queimaduras na pele exposta em apenas cinco minutos”, tuitou o escritório do NWS perto de Minneapolis e St. Paul. “A melhor coisa que você pode fazer é limitar seu tempo do lado de fora”.

ENQUANTO ISSO O TRUMP...

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou uma rede social para se manifestar sobre as baixas temperaturas e pediu para que o aquecimento global volte o quanto antes. “No belo Meio-oeste, as temperaturas do vento estão chegando a 60 graus negativos, o mais frio já registrado. Nos próximos dias, espera-se que fique ainda mais frio. As pessoas não podem sobreviver do lado de fora nem por minutos. O que diabos está acontecendo com o aquecimento global? Por favor, volte rápido, precisamos de você!”, escreveu o republicano em uma mensagem no Twitter.

Confira: 

In the beautiful Midwest, windchill temperatures are reaching minus 60 degrees, the coldest ever recorded. In coming days, expected to get even colder. People can’t last outside even for minutes. What the hell is going on with Global Waming? Please come back fast, we need you!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 29 de janeiro de 2019

CHICAGO 

O frio tá tão intenso em Chicago, que as autoridades preveem que milhões de pessoas vão experimentar temperaturas abaixo de zero e alertam para o risco de congelarem em menos de 10 minutos ao ar livre. Para manter os trens em funcionamento, as equipes do metrô colocaram fogo nos trilhos para evitar o congelamento. Além disso, alguns policiais colocaram o uniforme na rua e a roupa ficou completamente congelada, em pé no local. 

Equipes do metrô estão colocando fogo nos trilhos do trem para não congelarem. Foto: Reprodução

(Com informações da Veja)

MAIS ACESSADAS