Q uem optou por curtir o terceiro final de semana de julho nas praias de Salinópolis encontrou um ambiente animado, com sol forte, sobretudo na manhã e início da tarde de sábado. O engenheiro agrônomo Luis Antônio, junto com a esposa, resolveu aproveitar a folga e tranquilidade na Praia da Corvina. “O clima aqui em Salinas é sempre muito bom e tranquilo. O policiamento e as estradas facilitam muito para que todos mantenham a paz e segurança. É a primeira vez no mês aqui em Salinas e deu para perceber que está tudo bem estruturado para receber os banhistas”, relatou.

Veja as imagens das praias de Salinas

O clima na Praia da Corvina era convidativo para quem queria levar a família e curtir a tranquilidade. Esse ambiente fez com que Iracirema Gomes, de 60 anos, fosse até a praia e aproveitasse um bom banho ao lado das netas. “Eu sempre venho a esta praia e estou adorando o clima de hoje. Todo ano a gente vem porque temos casa aqui e espero que o final de semana continue assim”, disse.

 Iracirema Gomes e netas
📷 Iracirema Gomes e netas |Celso Rodrigues

Já na praia do Maçarico, a movimentação durante a manhã e início do sábado foi maior, mas ainda assim com tranquilidade. A calmaria da praia foi o que acabou chamando a atenção de Ericka Luana, que viajou de Manaus (Amazonas), para aproveitar a manhã de sol junto com o filho e a mãe em Salinópolis. “Como agora estou com filho pequeno, prefiro mais essa tranquilidade, mas quando não tinha, confesso que preferia o agito da praia do Atalaia. Espero apenas curtir minhas férias, aproveitar esse descanso e segunda-feira voltar a Manaus”, declarou.

Hebert Clebert
📷 Hebert Clebert |Celso Rodrigues

A tranquilidade da Orla do Maçarico e da Praia da Corvina era diferente do agito da praia do Atalaia. Com fluxo intenso de veículos e veranistas desde as primeiras horas da manhã, a disputa por um espaço na praia mais movimentada de Salinópolis era grande.

Ramila Almeida viajou de Imperatriz, no Maranhão, em uma excursão com outras 52 pessoas e já planejava voltar mais vezes. “Maravilhoso! É minha segunda vez aqui, não me arrependo e já tem mais três viagens programadas para cá. Estou aqui desde sexta-feira e volto segunda esperando vir mais vezes. Não tem muito o que falar desse lugar que, desde quando chegamos, nos recebeu bem”, afirma.

📷 "Maravilhoso! É minha segunda vez aqui, não me arrependo e já tem mais três viagens programadas para cá. Estou aqui desde sexta-feira e volto segunda esperando vir mais vezes”, Ramila Almeida |Celso Rodrigues

A grande movimentação animou comerciantes e ambulantes, como Hebert Clebert dos Santos que esperava faturar alto com a venda de doces e salgados nas praias. “As vendas no ano passado foram muito boas e só agora que a movimentação de veranistas começa a ficar intensa. É sempre a partir do terceiro final de semana que as vendas começam a melhorar e sei que vai ficar melhor ainda”, diz.

BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros atua com 70 militares nas praias de Salinópolis, divididos entre socorristas, guarda-vidas, condutores, pilotos de embarcação e comandantes de praia, até o final da manhã de sábado, apenas acidentes com animais marinhos e três resgastes tinham sido registrados. “O trabalho do Corpo de Bombeiros aqui é basicamente de prevenção. A gente se antecipa a determinado incidente e avisamos nossos salva-vidas que, ao identificar uma situação de risco, deve eliminá-la rapidamente”, relata o Capitão Diego, do Corpo de Bombeiros.

No início da tarde de ontem, contudo, uma criança de 11 anos desapareceu nas águas da praia do Farol Velho e os bombeiros faziam buscas no local.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) estava com 95 agentes cuidando da segurança dos condutores. “Quando se fala da combinação direção e álcool, do uso do cinto de segurança, da falta de documentos obrigatórios e licenciamento de veículos, houve uma grande redução de registros. De todos os veículos registrados aqui com o licenciamento não pago, por exemplo, cerca de 90% foram pagos e liberados para curtir o veraneio em Salinópolis”, diz o agente, Wellington Carlos. 

MAIS ACESSADAS