Faça chuva ou faça sol, os moradores da avenida Celso Malcher, entre as passagens Vera Cruz e Nossa Senhora das Graças, no bairro da Terra Firme, convivem com os mesmos problemas: buracos e alagamentos constantes, que impedem a ida e vinda dos moradores. A situação piorou tanto nos últimos meses que nem táxis, motoristas de aplicativos e até mesmo ambulâncias se arriscam a passar pelo local.

A estudante Maitê Conceição conta que independente de chuvas, o local permanece frequentemente alagado. “Na verdade, quando chove piora um pouco mais, porque a água entra para dentro das casas. Mas independente disso, estamos sempre vivendo no alagamento. Não adianta subir o piso da casa porque a água continua entrando do mesmo jeito”, diz.

Ela, que mora apenas com a mãe, conta que já perdeu inúmeros móveis e eletrodomésticos por conta da chuva. “Já perdemos sofá, armários e muitas outras coisas, mas o pior foi o dia em que passei mal com uma crise de pânico e a ambulância não pôde entrar aqui para vir me socorrer”, lembra.

O estoquista Reginaldo Borges, que também mora no mesmo trecho, acredita que não há como melhorar a situação dos moradores sem que o canal próximo, chamado de Canal Vera Cruz, seja drenado. “Quando ocorre algum tipo de limpeza, é apenas tirado o mato e nada mais, o lixo e todo o resto permanece lá, então não tem como a água escorrer, o resultado é o alagamento que vemos todos os dias aqui nessa rua”, reclama.

ABANDONO

O morador conta que vários vizinhos já precisaram levantar as calçadas para evitar que a água invadisse as casas, mas a medida não tem adiantado. “Infelizmente estamos vivendo no total abandono apesar de pagarmos nossos impostos. A prefeitura sempre diz que quando terminar a obra do Tucunduba, vai melhorar a nossa situação aqui, mas isso nunca aconteceu e nem vai acontecer enquanto algo não for feito no Canal Vera Cruz”, afirma.

A dona de casa Benedita Bentes diz que os próprios moradores têm tentado amenizar o problema aterrando os buracos e limpando os bueiros, mas sem sucesso. Ainda assim, quem mora na avenida precisa conviver com o mau cheiro da água parada. “É difícil entrar na nossa própria casa, com tanta água aqui na porta. Nem os estudantes da escola conseguem ir para a aula”, reclama.

As dificuldades de acesso são tantas que a dona de casa Zenilda Araújo precisou improvisar ajuda para a mãe, de 94 anos, que quebrou o fêmur dentro de casa, com o auxílio dos vizinhos. “Como não tinha como a ambulância entrar, tivemos que colocar ela dentro de uma rede e carregar até o local onde a ambulância conseguiu chegar. É uma situação desesperadora”, diz.

PREFEITURA

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Saneamento (Sesan), informou que realiza ações de limpeza nas ruas do bairro da Terra Firme, no entanto, a Celso Malcher recebe influência do canal do Tucunduba, onde estão sendo executadas obras de macrodrenagem sob a responsabilidade do Governo do Estado. “A Prefeitura esclarece que os problemas de alagamento no local só serão resolvidos definitivamente com os avanços das obras de macrodrenagem”, informou.

MAIS ACESSADAS