Uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de 95 unidades de bois transportados de forma irregular na BR 230, no município de Altamira, sudeste paraense. O condutor do veículo que fazia o transporte dos animais estava sem a documentação obrigatória para o carregamento.

Durante a abordagem do veículo, os agentes também verificaram que o motorista do veículo não tinha nota fiscal nem Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para transporte dos bois, que deve ser emitida e assinada por um médico veterinário oficial. 

É importante destacar que os animais só podem ser abatidos em estabelecimento com serviço de Inspeção Federal e é necessária a apresentação da GTA para que possam entrar no abatedouro. Tal carga é irregular e imprópria para o consumo e, possivelmente, tem como destinação final abatedouros clandestinos. 

O condutor do veículo deve responder, a princípio, pelos delitos de transporte de animal sem Guia de Trânsito Animal e transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) ficou responsável pelas notificações necessárias e, posteriormente, os animais serão encaminhados para abate sanitário e inspecionados por veterinário competente.

(Com informações da PRF)

Os animais estavam sendo conduzidos pela rodovia BR-230 Foto: Reprodução/PRF

MAIS ACESSADAS