Foi aprovado por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (14), o projeto de lei que proíbe o uso de canudos plásticos (exceto biodegradáveis) em restaurantes, bares, quiosques, comércio ambulante, hotéis e similares na cidade de Belém. A lei entrará em vigor 18 meses após publicação no Diário Oficial do Município e prevê multa de R$ 800 em caso de descumprimento.

O projeto - de autoria do vereador Toré Lima (PRB) - também se aplica à venda de cotonetes higiênicos feitos com hastes de plástico não biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis, pelo comércio atacadista e varejista no município de Belém.

Além disso, o vereador Fernando Carneiro (PSOL) apresentou uma emenda aditiva que proíbe o uso de copos e pratos plásticos na capital paraense.

LEIA TAMBÉM:

Bares e lanchonetes já estão extinguindo canudos de plásticos em Belém

Canudinho é um dos maiores poluidores do mundo

Durante a votação, os parlamentares defenderam a necessidade de preservar o meio ambiente, de conscientizar a população e, principalmente, de acompanhar as grandes capitais que possuem projetos semelhantes.

“É um absurdo pensar que, no futuro, teremos mais plásticos do que animais marinhos. O objetivo é que a população seja conscientizada, começando com a proibição aos vendedores e, consequentemente, impossibilitando a compra aos consumidores”, disse Toré minutos antes da votação.

(DOL com informações da Câmara Municipal de Belém)

O projeto foi aprovado por unanimidade na manhã desta quarta-feira (14) Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS