Jurados do 3º Tribunal do Júri de Belém, presidido pela juíza Ângela Alice Alves Tuma, votaram pela condenação de Wasley Cerário Freitas, 40 anos, acusado de tentativa de homicídio contra a Emily Ketlelyn dos Santos Nunes, sua ex-companheira, de 17 anos.

A pena aplicada de 14 anos de reclusão será cumprida em regime inicial fechado, sendo negado ao sentenciado o direito de recorrer da decisão em liberdade.

A decisão acolheu integralmente a acusação sustentada pelo promotor do júri, Sandro Garcia Castro, que atua em Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher de Belém. Para a promotoria, o réu foi autor de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e uso de recurso que impediu a vítima de se defender, o que prevê pena de 12 a 30 com a redução por ser crime tentado. 

Em defesa do acusado atuou o defensor público Rafael Sarges, que sustentou a tese de desclassificação do crime de tentativa de homicídio para tentativa de homicídio culposo para ter uma pena menor.

 Três testemunhas presenciais, mãe, pai e avô prestaram depoimento e confirmaram as acusação em desfavor do acusado. 

Em interrogatório, Wasley alegou que não queria matar a mulher e apenas teve um gesto impulsivo ao constatar a suposta traição da ex-companheira.  Alegou arrependimento e disse que a vítima já tinha lhe perdoado, e ainda que esta fazia visitas íntimas na cadeia, sendo desmentido pela promotoria por ser proibido pela direção da casa penal. . 

O crime ocorreu por volta das 14hs, do dia 11 de agosto de 1917, no interior da casa localizada na Passagem Marajoara, Maracangalha, Bairro Sacramenta, Belém, onde a vítima morava com seus familiares. O réu costumava visitar a ex-companheira, embora já estivesse separado da jovem.

No dia do crime, Wasley Cavalcante chegou ao local e pegou o celular da ex companheira para saber se estava lhe traindo. Ele ficou enfurecido ao ver mensagens de conteúdo afetivo de outro homem. Armou-se de uma faca de açougueiro do pai da vitima e atingiu a jovem pelas costas, perfurando um dos pulmões.

MAIS ACESSADAS