Mães, pais, familiares e profissionais de saúde se reúnem neste sábado (24), das 8h às 12h, na Casa das Artes, em Belém, para o III Arrastão Sorrisos Largos.

Dia 6 de agosto será comemorado o primeiro Dia Estadual do Fissurado Labiopalatal

O evento é gratuito e tem como objetivo divulgar informações, confraternizar e conscientizar sobre a fissura labiopalatal, também conhecida como lábio leporino. 

De acordo com uma das organizadoras do evento, Thaty Mota, a ideia do arrastão é não só levar informações sobre os fissurados, mas chamar atenção para que todos consigam a cirurgia necessária e façam o tratamento adequado. 

Ajude a reconstruir o sorriso do pequeno Miguel

A campanha desse ano tem como tema "Humanização e Empatia ao Fissurado Labiopalatal" e chama a atenção para o bullying no ambiente escolar.

"Muitos fissurados ainda estão sem tratamento. Nós queremos dizer que isso é possível, que é possível fazer a cirurgia independente da idade não só pela questão da autoestima, mas pela fala, que é afetada. As pessoas acabam se escondendo e precisamos informar as famílias que o tratamento é um direito de todos e que eles precisam buscar ajuda", destaca Thaty, mãe do Miguel, que vende biscoitinhos fissurados para ajudar no tratamento do filho. 

Para quem desconhece o defeito genético, trata-se de uma abertura, tanto no lábio como no palato, localizado entra e boca e o nariz do bebê.

A estimativa é de que no Pará tenha mais de 8 mil fissurados. 

"É um momento também de acolhimento aos fissurados e seus familiares. Queremos dizer que já passamos por isso e que é possível garantir os direitos, que o tratamento é longo, mas possível", explica Jeane Sanches, também organizadora do evento.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp: (91) 98260-2341 ou (91) 98423-1417. 

III Sorrisos Largos reúne fissurados e familiares em Belém. Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS