A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), convoca os proprietários de sepulturas com familiares enterrados no cemitério de São José, no Benguí, localizadas nas quadras 28A, 32A, 17B e 7X, a comparecerem à secretaria para tratar da necessidade de exumação de corpos.

 Segundo a PMB, os proprietários devem se dirigir ao Departamento de Administração de Necrópoles (Dane), situado à avenida Governador José Malcher, 1622, entre avenida Alcindo Cacela e travessa14 de Março, munidos dos seguintes documentos (cópias e originais): carteira de identificação (RG), CPF, comprovante de residência, certidão de óbito e/ou guia de sepultamento do falecido.

Procurada pela reportagem, a Seurb informou que a retirada dos corpos será necessária em razão de uma solicitação de parte do terreno feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) proprietária do espaço.

ABANDONO E MEDO

Desativado há mais de 20 anos, o cemitério de São José é marcado principalmente pelo abandono. Moradores relatam que o mato alto deixa o acesso às sepulturas praticamente impossível e as condições ajudam na ação de criminosos, ainda durante os dias que eram para receber as visitas a situação fica insuportável.

"Tá só mato, tá abandonado. Nem dia de finados, dia dos pais, dia das mães, não vai é ninguém, todo mundo tem medo, tá abandonado", disse o morador Adriano Silva em conversa com a reportagem.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS