Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de dezenas de galões com gasolina usados na queimada da mata, na fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu, no sul do Pará, na noite da última quinta-feira (29). A propriedade fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu. Os galões foram apreendidos durante uma ação policial que cumpriu mandados de busca e apreensão na fazenda. 

Segundo investigações da polícia, cerca de cinco mil hectares de área de floresta nativa foram queimados. O inquérito que investiga incêndios criminosos na área aponta o dono da propriedade, Geraldo Daniel de Oliveira, como suspeito de ter contratado mais de 50 homens para fazer o trabalho de desmatamento na área. 

O proprietário da fazenda teve mandado de prisão decretado pela Justiça, mas está foragido. Essa não é a primeira vez em que ele se envolve na prática de crime ambiental. Outras quatro ações foram abertas contra ele, de acordo com a Justiça do Pará. O irmão do acusado, José Brasil, que também é dono da fazenda, foi localizado e preso em Goiânia. 

De acordo com os funcionários da fazenda, o combustível encontrado no local seria usado para provocar incêndio criminoso na floresta. Eles também relataram que os galões eram levados aos poucos para o interior da mata. A maioria dos galões encontrados tinha a capacidade para armazenar até 200 litros de combustível. 

O material colhido será encaminhado ao Ministério Público de São Félix do Xingu.

(Com informações do Portal do Holanda)

Foto: Reprodução/PC Pará

MAIS ACESSADAS