O bairro que já foi sinônimo de violência e mortes em série, chegando a ter quatro vezes a mais a média de homicídios por 100 mil habitantes do que a registrada no Brasil, hoje vive uma nova realidade. Após a implantação do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que garantiu reforço policial nas ruas, deflagrando operações durante o dia e à noite, o bairro do Benguí está há 85 dias sem registrar nenhum tipo de crime violento letal intencional - sem ocorrências de homicídios, latrocínios ou lesão corporal seguida de morte. O resultado positivo das ações do TerPaz foi divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) nesta segunda-feira (30).

 De janeiro a 29 de setembro, quatro crimes violentos letais intencionais (CVLIs) haviam sido registrados no Benguí - o último ocorrido em 06 de julho. A redução já havia sido percebida desde o início do incremento de efetivo, de viaturas e ações de inteligência, implementado em toda a Região Metropolitana de Belém. 

Além do Benguí, os demais bairros que receberam ações e serviços do TerPaz já demonstram resultados satisfatórios no combate à violência. Na Cabanagem, há mais de um mês não há registro de crimes violentos. Na Terra Firme, onde o programa já foi iniciado, e no Jurunas, que ainda receberá as ações a partir do próximo dia 16, há mais de um mês não foram registradas ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Em Marituba e Ananindeua, municípios também contemplados pelo programa, não há registros há mais de 20 dias. 

"Nós identificamos nesses seis bairros implantados de fato uma redução da criminalidade violenta. Em alguns desses bairros, há quase três meses já estamos sem registros de homicídios, latrocínios ou outro crime violento letal, o que demonstra a assertiva do que foi planejado e executado dentro do Programa Territórios pela Paz", ressaltou o titular da Segup, Ualame Machado. 

Dois eixos - O programa, coordenado pela Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac), é dividido em dois eixos: segurança pública e ações sociais. O TerPaz reúne ações de diversas secretarias, e possui um leque com mais de 200 ações, como saúde, educação, lazer e capacitação. 

"A segurança pública sempre se inicia dando cumprimento a mandados de prisão, realizando abordagens, prisões etc., a fim de pacificar cada bairro e permitir que os serviços cheguem e sejam constantes", informou Ualame Machado.

Foto: Elielson Modesto/Ag. Pará

MAIS ACESSADAS