Ações de cidadania, educação, esporte, cultura e incentivo ao voluntariado integram o projeto Belo Monte Comunidade, lançado pela Norte Energia, empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na manhã da última quinta-feira (17), em Altamira, no sudoeste paraense.

O velejador Lars Grael, reconhecido mundialmente por suas conquistas olímpicas e superação por meio do esporte, será o embaixador da iniciativa.

Segundo a empresa, o objetivo é fortalecer as ações socioambientais que já desenvolve junto aos quase 20 mil moradores que viviam em palafitas e agora residem nos novos bairros construídos pela Norte Energia em Altamira.

“O projeto é o resultado de reuniões realizadas entre a empresa e os moradores, um trabalho que vai refletir positivamente na nossa qualidade de vida”, explicou José Nogueira, presidente da Associação de Moradores do bairro Jatobá.

A coordenadora do coletivo Mães do Xingu e representante do Fórum Regional de Segurança Pública (Forsep) em Altamira, Málaque Mauad, o Belo Monte Comunidade deve refletir positivamente no município.

“A criação deste projeto é fundamental para que os novos bairros se fortaleçam enquanto comunidade. Mas cabe a nós, sociedade, junto à empresa, parceiros e lideranças comunitárias, fazer nossa parte para que ele cresça e dê bons frutos”, destacou.

Um dos destaques do projeto está na parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que promoverá, inicialmente, cursos profissionalizantes de panificação, confecções de roupas e mecânica de motocicleta.

Novo projeto levará ações de responsabilidade social aos moradores dos seis novos bairros construídos pela Norte Energia em Altamira. Foto: Jaime Souzza/Divulgação

MAIS ACESSADAS