Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (11), pais de alunos denunciam que dois casos de meningite foram registrados na Escola Municipal Rotary, localizada no bairro da Condor, em Belém.

As vítimas, segundo eles, seriam um menino de 13 anos e uma menina de 11 anos. 

Segundo os pais, representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Pará (Sesma) estiveram na escola. No entanto, eles cobram providências e com indignação, denunciam o comportamento da direção da unidade escolar, que não teria informado nada a eles. 

As aulas da escola, ainda de acordo com os pais, estão suspensas. 

CASOS CONFIRMADOS

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou os dois casos de meningite em estudantes da escola e disse que nenhum deles evoluiu a óbito. 

Ainda segundo a Sesma, os casos não possuem relação, tendo como causa bactérias diferentes. Uma criança, o primeiro paciente notificado, teve diagnóstico para meningite meningocócica, passou por tratamento e já obteve alta hospitalar. Já a outra criança foi positiva para meningite bacteriana não especificada e está em tratamento em hospital de referência. Ambos estão estáveis.

Uma equipe de Vigilância Epidemiológica visitou a escola nesta manhã realizou palestra de esclarecimentos sobre a doença. Na ocasião foi informado que não há surto da doença e nem necessidade de suspensão das aulas, conforme protocolo atual do Ministério da Saúde.

A Sesma disse ainda, que a equipe de Vigilância Epidemiológica acompanha diariamente os casos e orienta sobre as medidas de controle.

MENINGITE – é uma doença de notificação obrigatória, cuja origem pode ser vários agentes causadores, como bactérias, vírus, fungos e traumas. A transmissão ocorre por via respiratória. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, vômitos e mal estar. Casos suspeitos devem ser encaminhados para os serviços de saúde para avaliação médica.

Dois casos, segundo os pais, já teriam sido registrados dentro de escola em Belém. Foto: Sancha Luna/RBATV

MAIS ACESSADAS