Um grupo de pais, professores e funcionários da Escola Municipal do Rotary, onde foram registrados dois casos de meningite, procurou o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na manhã desta terça-feira (12), solicitando ajuda para que seja providenciado o serviço de profilaxia nas dependências da escola e vacinação contra a doença em toda comunidade escolar.

Eles denunciam que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) não adotou as medidas necessárias de prevenção após a confirmação do primeiro caso em 18 de outubro, de um aluno da tarde.. “Nos dias seguintes, a comunidade escolar fez uma reunião geral com a presença de técnicos da vigilância sanitária do município com o objetivo de esclarecer a comunidade sobre os procedimentos a serem adotados nas dependências e na residência dos alunos”, diz o relato feito ao órgão.

LEIA TAMBÉM:

Pais e professores pedem interdição de escola que teve casos de Meningite

Prefeitura confirma casos de meningite, mas nega surto e suspensão de aulas

A Sesma, então, teria afirmado que não era necessário nenhum tipo de procedimento, pois o caso não era de gravidade e as aulas deveriam continuar normalmente. A comunidade, por outro lado, não se sentiu segura e, com ajuda dos próprios funcionários da escola, fez a limpeza após as aulas serem suspensas. 

O segundo caso de meningite veio à tona no dia 8 de novembro, dessa vez de uma aluna da manhã. Segundo o MPPA, o Conselho Escolar solicitou à direção a suspensão das atividades pedagógicas  e reuniu em assembleia com a Semec e Sesma, porém, não sentindo segurança nas orientações fornecidas, procuraram o Ministério Público.

DILIGÊNCIAS - Diante da gravidade do caso, o Ministério Público solicitou à Sesma que informe se os dois casos foram devidamente notificados, se as pessoas próximas aos alunos foram vacinados, se a secretaria dispõe de estrutura de vacinação para atendimento do público envolvido e quais foram as providências adotadas desde que tomou conhecimento dos casos.

(Com informações do MPPA)

Grupo de pais, professores e funcionários da escola procuraram o Ministério Público para pedir ajuda na prevenção Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS