A Prefeitura de Belém iniciou no último dia 11 um projeto de recuperação asfáltica da avenida Almirante Barroso. A ação inclui recapeamento asfáltico, fresagem, nivelamento e sinalização e deve durar pelo menos 60 dias. Com um orçamento de R$ 13.059.184,22, a obra levanta dúvidas da população, que questiona se era mesmo necessária esta recuperação asfáltica em uma via que não apresenta buracos, enquanto outras vias, principalmente da periferia,encontram-se esburacadas.

Quem passa atualmente na Almirante Barroso, no sentido Entroncamento, encontra um desnível na pista e o novo asfalto aplicado, até o momento, está em apenas metade da pista. O taxista José Arthur trabalha há quatro anos em um ponto localizado próximo ao Terminal Rodoviário de Belém e questiona o motivo da obra. “Não tem nenhum buraco aqui. Tem tanta rua que precisa de asfalto urgente. Moro no Guamá e lá tem as ruas Silva Castro e Augusto Correa que precisam. Tem lugar que nem moto quer entrar por tanto buraco que existe”, disse.

Na edição do último sábado (16), o DIÁRIO mostrou a situação da passagem Jarbas Passarinho, no bairro do Una, onde os moradores alegaram que a via nunca recebeu qualquer tipo de pavimentação asfáltica. Motoristas e pedestres precisam de habilidadepara desviar das crateras.

Outras vias da cidade também sofrem com buracos que precisam ser sinalizados pelos próprios moradores. Na travessa Barão do Triunfo, próximo a Visconde de Inhaúma, um buraco foi sinalizado de forma improvisada para evitar acidentes. O técnico em eletrônica, Lessa Souza, 53, afirmou que é preciso ter mais critério para saber quais os locais que precisam de asfalto de forma urgente. “Realmente existe a necessidade de fazer esse serviço ali? Tem muitas vias de Belém que merecemser vistas de forma melhor e precisam de asfalto e outros investimentos”, disse.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que “a Almirante Barroso está recebendo serviço de recapeamento asfáltico desde a semana passada no período noturno. O serviço vai atender mais de 10 km de asfalto nos dois sentidos. Além da Almirante, diversas vias estão recebendo ações de pavimentação, como a avenida Antonio Everdosa, na Pedreira; travessa 14 de Março, no Umarizal; Avenida Principal do conjunto Panorama XXI, na Marambaia; rua São Pedro, no Sideral; Vila Farah, em São Brás, e passagem Ligação, na Terra Firme. As vias de áreas mais periféricas também estão sendo atendidas, como passagem Jacob, no Jurunas, Damasco, na Cabanagem, além da rua da Paz, no Coqueiro”.

O desnível na pista pode ser encontrado em alguns pontos da principal avenida da capital paraense Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS