A previsão de que a carne bovina deva entrar no próximo ano com preços estratosféricos já é sentida em alguns estabelecimentos. A longa estiagem e os pastos mais precários começam a comprometer o mercado. Um comunicado feito por um supermercado da capital paraense e que circula nas redes sociais nesta quarta-feira (27) reflete essa questão.

Comunicado feito pelo supermercado
📷 Comunicado feito pelo supermercado |Reprodução

“Estamos passando por um momento complicado com relação ao abastecimento de carne bovina. Os preços dispararam e o produto está em falta”, afirma o estabelecimento, que diz ter utilizado todo o gado de suas fazendas. “Os frigoríficos alegam que a exportação do boi em pé e da carne ‘in natura’ para outros países faz o preço subir diariamente. Os preços estão altos, mas o problema não é só conosco, nem há esperança de voltar à normalidade a curto prazo, só restando a todos substituir a carne bovina por outro tipo de alimento”, sugere.

O aumento das exportações para China, Rússia e Emirados Árabes foi o principal motivo da alta da carne vermelha para o consumidor. Segundo especialistas, além da procura por conta das festas de fim de ano, a tendência agora é que o preço praticado anteriormente não volte ao normal tão cedo.

Especialistas afirmam que, alem da procura pelo produto no final do ano, a tendência é que o preço praticado anteriormente não volte ao normal tão cedo Foto: Agência Brasil

MAIS ACESSADAS