Em vários pontos de Belém, o lixo toma conta das ruas. Nos bairros do Guamá e da Pedreira, não é difícil encontrar locais com acúmulo de resíduos e entulhos, além de muita reclamação entre os moradores e quem trabalha próximo.

Uma dessas áreas é o canal da Timbó, próximo ao canal da Visconde de Inhaúma, no bairro da Pedreira. Há dois dias sem coleta de lixo regular, o local está tomado de todo tipo de resíduos. “O caminhão não está passando com regularidade. O resultado é que as pessoas, não só daqui da rua, mas também de outros locais, acabam trazendo seus lixos e despejando tudo aqui, infelizmente. Aí fica assim, cheio de sacos e entulhos”, lamenta o autônomo Edney Santos, morador da travessa Timbó.

Nas proximidades da Feira do Guamá, o lixo acumulado também revela a falta de cuidado com o meio ambiente e a saúde pública por parte do poder público, sem a colaboração da população. Lá, a coleta irregular acaba levando muitas pessoas a despejarem seus lixos na área. Pelo menos é o que dizem alguns trabalhadores do lugar. “O caminhão de lixo passa aqui duas vezes ao dia. Mas hoje ainda não passou. O problema é que outras pessoas, que moram onde o caminhão não passa, vêm deixar os seus resíduos aqui também, formando essa montanha de sujeira e fedor”, reclama a feirante Iracema Rodrigues, que há mais de 40 anos trabalha na feira.

Já na feira do Guamá, quem gosta da falta de coleta são os urubus, que “fazem a festa”
📷 Já na feira do Guamá, quem gosta da falta de coleta são os urubus, que “fazem a festa” |Ricardo Amanajás/Diário do Pará
Moradores dizem que há quem venha de outras ruas jogar seu lixo alí, por falta de coleta
📷 Moradores dizem que há quem venha de outras ruas jogar seu lixo alí, por falta de coleta |Ricardo Amanajás/Diário do Pará
📷 O resultado é um canal com cenário de descaso municipal |Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Há dois anos também como trabalhador da feira, Ataíldo Machado confirma que o problema tem sido o descarte irregular. “Muita gente vem trazer o seu lixo e deixa aqui, porque não tem coleta onde moram. Muitas vezes, o caminhão acabou de passar, aí o lixo vai se acumulando novamente”, diz.

PREFEITURA

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que “a coleta está regular nos locais citados. Esses trechos, aliás, recebem limpeza diária justamente por serem áreas de canal e de feira”, diz. A nota cita ainda que o que ocorre nesses locais é o descarte irregular, não somente por parte de moradores, mas, principalmente, da ação de carrinheiros que despejam entulho de forma criminosa em via pública. “No ponto crítico do canal da Timbó, o lixo chega a ser recolhido mais de uma vez no dia devido a grande quantidade de entulho que é descartado no local. A Sesan pede a colaboração de moradores para que só depositem o lixo no dia e horário da coleta conforme o calendário”. (Com redação)

MAIS ACESSADAS