plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MATERNIDADE

Quase duas mil adolescentes viraram mães na Santa Casa apenas em 2019

Com 16 anos, Ana (nome fictício), está internada na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, grávida de gêmeos. Ela integra um percentual preocupante do hospital: de 12% a 15% das grávidas que passam pela Santa Casa durante o ano são adolescentes. A

Imagem ilustrativa da notícia Quase duas mil adolescentes viraram mães na Santa Casa apenas em 2019 camera De 12% a 15% das grávidas que passam pela Santa Casa durante um ano são adolescentes. Falta de orientação é apontada como um dos fatores da incidência de pessoas que se tornam mães tão jovens | André Borges/ Agência Brasília / Fotos Públicas

Com 16 anos, Ana (nome fictício), está internada na Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, grávida de gêmeos. Ela integra um percentual preocupante do hospital: de 12% a 15% das grávidas que passam pela Santa Casa durante o ano são adolescentes. A situação de vulnerabilidade social, a falta de educação sexual e de planejamento familiar estão entre alguns dos fatores para que elas se tornem mãescada vez mais cedo.

Ana lembrou da época em que descobriu a gravidez. “No início foi péssimo. Meu pai não aceitou muito bem na época, mas hoje todos estão bem e meu pai também está feliz”, afirmou. Ela disse ainda que, desde quando soube que estava grávida, o então companheiro, que também tem 16 anos, não a procurou mais.

O relato retrata um pouco o cenário das jovens mães que chegam de diversos municípios paraenses em busca de atendimento no hospital que é referência no atendimento a grávidas no Estado. A obstetra, ginecologista e gerente da obstetrícia da Santa Casa, Marília Gabriela, observa que a falta de informação é um importante fator que contribui para o número de jovens mães.

Ostetra e ginecologista Marília Gabriela
📷 Ostetra e ginecologista Marília Gabriela |Irene Almeida

“Essa menina vem, na maioria das vezes, de uma família com poucos recursos financeiros e um nível de escolaridade baixo. A maioria chega com um adulto responsável e buscamos aconselhá-los para que essa gestação traga o mínimo de prejuízos a essa menina”, explica.

Ao longo de todo o ano de 2019, dos 10.133 partos realizados na Santa Casa, 1.868 foram em pessoas com idade até 18 anos. Marília também apontou que, com o choque pela gravidez não planejada, muitas adolescentes começam o pré-natal de forma tardia. “Muitas começam o pré-natal tardiamente, já que muitas não aceitam e até tentam esconder a gravidez, o que aumenta o risco de algumas complicações. O acesso ao pré-natal tanto para adolescente quanto adulto jovem não é difícil, a questão é a qualidade. O número de consultas e exames mínimos nem sempre é atendido”, observa.

ATENDIMENTO

As adolescentes que dão entrada na Santa Casa contam com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, sendo acolhidas por médicos, enfermeiros e assistentes sociais, que buscam também identificar se essa adolescente foi vítima de violência sexual.

Além desse atendimento, a instituição começou um projeto buscando favorecer o planejamento familiar da adolescente e seus parentes. Marília Gabriela também afirmou que existem casos de meninas que chegam ao hospital, grávidas, e que foram vítimas de violência sexual. Em situações desse tipo, elas contam com atendimento do polo ParáPaz, que funciona dentro do hospital, oferecendo atenção integral e especializada para a redução dos danos físicos e psíquicos causados antes do atendimento hospitalar na Santa Casa. “Quando recebemos esta adolescente, ela já chega com laudo e exames. O Pará vem criando um contexto mais favorável a essas meninas, mas ainda existe essa questão de violência que nem sempre a família consegue enxergar”, relatou.

Marília apontou a educação como a principal ferramenta de prevenção da gravidez na adolescência. “É preciso ter um trabalho nas escolas e comunidades. Com isso todos serão educados e entenderão como funciona a sexualidade e a prevenção da gravidez na adolescência”, finalizou.

A adolescente Ana, que está no sétimo mês de gestação, conta com o apoio da mãe que a acompanha no hospital e vislumbra o melhor aos dois filhos que estão para nascer. “Espero dar um futuro muito bom para eles. Vou continuar meus estudos e vou contar com o apoio dos meus pais para dar o melhor para eles”, completou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias