Na manhã a última sexta-feira (21), o Conselho Regional de Farmácia do Pará, em conjunto com o Departamento de Vigilância Sanitária de Salinópolis, fez uma operação de fiscalização em mercados e supermercados da região.

No total, oito estabelecimentos comerciais não farmacêuticos foram fiscalizados, tendo três autos lavrados pelo CRF/PA. Durante a ação, aproximadamente 10kg de medicamentos, vendidos de maneira irregular, foram apreendidos pela Devisa.

De acordo com a vice-presidente do CRF-PA, Cynthia Pires, a ação realizada em Salinas representou mais do que uma simples fiscalização. “É garantia do direito do usuário em adquirir seu medicamento dispondo da orientação do profissional farmacêutico capacitado para garantir a sua segurança. Ressalto que as farmácias são estabelecimentos de saúde e não meramente estabelecimentos comerciais”, explica.

O CRF-PA reafirma que o uso inadequado de medicamentos é um dos maiores fatores de intoxicação e envenenamento, representando um grande risco a segurança do paciente. A Lei 13.021/14 mudou o conceito de farmácia no Brasil e reiterou a importância da responsabilidade técnica do farmacêutico, garantindo a segurança durante a terapia medicamentosa.

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS