A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou por meio de nota, nesta quarta-feira (4), que os exames realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PA), nas amostras biológicas coletadas do paciente E.F.R., 45 anos, no município de Capanema, deram positivas para Influenza H1N1, descartando o caso como suspeito de Coronavírus.

Segundo a Sespa, o Lacen do Pará processou as amostras e realizou a extração de ácidos nucleicos analisados pela Metodologia RT-PCR em tempo real para Influenza (biologia molecular em tempo real), sendo positiva para Influenza H1N1. O protocolo é utilizado pelo Ministério da Saúde.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sespa recebeu a notificação da Vigilância Epidemiológica do município de Capanema, indicando o caso com sintomas suspeitos de Covid-19.

O paciente havia retornado do Japão no dia 16 fevereiro e no dia 26 de fevereiro apresentou febre, dor muscular, dor de cabeça, tosse seca e coriza, sem sinais de gravidade. O caso foi notificado ao Ministério da Saúde como suspeito no dia 02 de março.

As informações são da Secretaria de Saúde do Estado do Pará. 

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS