O Ministério da Saúde promove nesta quarta-feira (18), o treinamento para a descentralização do diagnóstico molecular do coronavírus. Técnicos de 14 estados e do Distrito Federal participam da capacitação, ministrada por profissionais do Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. 

A medida, segundo o Governo do Pará, faz parte das ações de combate a Covid-19, ampliando a capacidade laboratorial para a realização de diagnóstico do novo Coronavírus, na rede brasileira de Laboratórios Centrais da Saúde Pública (Lacens).

#Coronavírus | Seguindo nossas ações de combate a Covid-19, estamos no Instituto Evandro Chagas, referência regional na testagem do CoronaVírus, com o Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira e o Secretário de Estado de Saúde Publica, Alberto Beltrame. pic.twitter.com/Y0f8CUQL9r

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) March 18, 2020

Com isso, laboratórios de todo o País estarão aptos a realizar testes específicos, fabricados pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a detecção deste vírus.

O treinamento ocorre quando o número de suspeitos de infecção pelo coronavírus chega a 2.064 no Brasil, e o Ministério da Saúde cumpre seu plano de trabalho para o aumento da capilaridade de diagnósticos para além dos laboratórios de referência, que hoje são a Fiocruz, no Rio de Janeiro; o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Vale lembrar que no Pará, nenhum caso de coronavírus foi confirmado até o início da tarde desta quarta-feira (18). 

TREINAMENTO

De caráter teórico-prático, o treinamento teve na programação do primeiro dia apresentação do protocolo do Kit de Bio-Manguinhos para a detecção do novo Coronavírus, prática laboratorial de diagnóstico, que ocorreu na Seção de Virologia do IEC, e análise e interpretação dos resultados do ensaio.

Para o segundo dia de treinamento haverá uma prática individual, com cada um dos participantes, e finalizará com a cerimônia de entrega de certificados, com as presenças do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Wanderson Kleber de Oliveira; do secretário de Estado de Saúde Pública do Pará, Alberto Beltrame, e da diretora do Instituto Evandro Chagas, Giselle Rachid Viana.

A reunião de alinhamento para a vigilância da Covid-19 ocorreu simultaneamente ao treinamento, na última terça-feira (17), com representantes da rede de Laboratórios de Saúde Pública, para o alinhamento do Plano de Trabalho em relação à Covid-19.

No Pará, o Hospital Abelardo Santos é referência para internação de paciente com Covid-19. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

MAIS ACESSADAS