Joaquim Lima, 49 anos, morreu no chão da área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, em Belém, por volta de 7h desta quarta-feira (22).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou que ele não conseguiu chegar a dar entrada na UPA. Joaquim e a irmã chegaram ao local por volta das 6h30 e foram andando até a porta de atendimento. A mulher entrou para buscar uma cadeira de rodas e quando voltou encontrou seu irmão sentado no chão, já morto.

Segundo a sogra de Joaquim, somente após a morte que os funcionários da UPA tentaram socorrer a vítima. Em um vídeo que circula nas redes sociais e mostra o triste caso, é possível ver um funcionário da UPA ao fundo, dentro do estabelecimento, de braços cruzados, olhando o homem sem vida.

De acordo com a irmã e a sogra da vítima, ele apresentava alguns sintomas de Covid-19, doença causada pelo coronavírus e que ataca principalmente o sistema respiratório.

Ainda de acordo com a Sesma, a acompanhante relatou que o mesmo tinha doença infectocontagiosa e não estava fazendo uso da medicação, tinha hipertensão não tratada e fazia uso de bebidas alcoólicas. O corpo será encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito para investigação.

A Sesma informou ainda, sem dar detalhes, que já foi descartada a Covid-19 na vítima. Porém, familiares de Joaquim enfatizaram que ele apresentava todos os sintomas do novo coronavírus e mesmo informando isso os funcionários, ele morreu sem ser atendido na unidade.

Quando procurar a UPA?

 A Sesma orienta que as UPAS sejam procuradas por pessoas com sinais e sintomas moderados ou graves de COVID-19 ou que precisem de atendimentos de média complexidade de urgência e emergência, como alteração de pressão arterial, febre alta (igual ou maior que 39 graus), traumas (quedas, torções, e fraturas fechadas), dores intensas, hiperglicemia, falta de ar intensa, alterações do nível de consciência, dores no peito, sangramentos e cortes e mordida de animais. E também possuem, em nível de urgência e emergência, raio-x, serviços laboratoriais, eletrocardiograma e odontologia

Leia também:

Estados vizinhos ao Pará possuem quase 5 mil casos de coronavírus e mais de 270 mortes

Pará ultrapassa mil casos de Covid-19 e mortes chegam a 38

Pará está com 91% dos leitos de UTI ocupados

MAIS ACESSADAS