plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
LUTA CONTRA A PANDEMIA

Lacen vai usar equipamento que agiliza exames de Covid-19; serão 300 por dia

A partir desta sexta-feira (24) o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) começará a utilizar um novo equipamento, que vai ampliar a capacidade analítica em mais 200 exames por dia para diagnóstico da Covid-19. A montagem do equipamento foi concluída no

Imagem ilustrativa da notícia Lacen vai usar equipamento que agiliza exames de Covid-19; serão 300 por dia camera A Extratora Automatizada de RNA agiliza o processo de análise, hoje ainda feito manualmente. | Divulgação/Lacen-PA

A partir desta sexta-feira (24) o Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) começará a utilizar um novo equipamento, que vai ampliar a capacidade analítica em mais 200 exames por dia para diagnóstico da Covid-19. A montagem do equipamento foi concluída no último sábado (18), e agora a equipe de profissionais da Seção de Virologia 1, da Divisão de Biologia Médica do Lacen-PA, está sendo treinada sobre processo e protocolo, por uma equipe do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos/Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Denominado de Extratora Automatizada de RNA, o equipamento de grande porte disponibilizado pelo Ministério da Saúde executa a etapa de extração do processo de análise, hoje feita manualmente.

Segundo o diretor do Lacen-PA, Alberto Júnior, o Laboratório Central do Pará é o primeiro do Brasil a ter esse tipo de equipamento disponível, o que vai diminuir o tempo de processamento. “Atualmente, o processamento de 21 amostras demora cerca de uma hora e 40 minutos. Já a extratora processa até 20 amostras num tempo de 40 minutos, o que vai permitir que o Lacen-PA realize um maior número de análises diariamente”, explicou.

Padrão ouro - A metodologia de análise é a mesma que já vem sendo empregada, biologia molecular chamada RT-PCR - padrão ouro no diagnóstico de Coronavírus -, capaz de identificar o vírus no início da infecção. Depois que passar a pandemia, o equipamento continuará sendo útil para a qualificação permanente do Lacen-PA, pois pode ser utilizado em análises de muitas outras doenças.

Lacen vai usar equipamento que agiliza exames de Covid-19; serão 300 por dia
📷 |Divulgação/Lacen-PA

O Laboratório também recebeu kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de consumo específicos para uso no novo equipamento. Está prevista, ainda, a chegada de mais um equipamento doado pelo Ministério da Saúde - um Termociclador, que faz a leitura final das análises de PCR.

Alberto Júnior disse, ainda, que o Lacen-PA não tem amostras acumuladas de casos suspeitos de Covid-19, e com o novo equipamento os resultados dos exames sairão mais rapidamente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias