A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) divulgou o balanço da primeira semana de fiscalização do lockdown no Pará. Ao todo, 2.448 penalidades foram aplicadas desde o início do perídio de restrições mais rígidas, há uma semana.

Segundo um balanço da secretaria, 442 pessoas foram multadas só neste domingo (17). Além de pessoas descumprindo as medidas de segurança, estabelecimentos também sofrem penalidades em casos de irregularidades

#Lockdown | Nesse domingo (17), de 12h01 até às 18h, foram aplicadas 216 multas para quem desobedeceu ao lockdown, totalizando, desde o último domingo (10), 2.448 penalidades. pic.twitter.com/e7oGUpinCV

— Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (@SegupPara) May 17, 2020

O lockdown foi inicialmente determinado para 10 municípios do Estado, com previsão de encerrar neste domingo. Entretanto, o período precisou ser ampliado até o dia 24, e mais sete municípios entraram na lista das cidades com restrições rígidas.

Assim, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia e Santo Antônio do Tauá seguem por pelo menos mais uma semana com o modelo já adotado. De domingo (17) a terça-feira (19), o lockdown nos municípios de Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Santarém, Abaetetuba e Capanema terá um caráter educativo, ou seja, os agentes de fiscalização vão trabalhar apenas para orientar a população sobre as determinações.

De quarta-feira (20) até o dia 24 de maio, data prevista para o encerramento do decreto, quem descumprir as medidas de restrição estará sujeito a sanções, que vão desde multas de R$ 150 para pessoa física e R$ 50 mil para pessoa jurídica, ou seja, estabelecimentos que vierem a desrespeitar a legislação.

Só neste domingo, 442 pessoas foram multadas por descumprir o lockdown Foto: PMPA

MAIS ACESSADAS