O projeto "História Virtual" recria, com o uso de modelagem virtual 3d, monumentos e cenas históricas de Belém, em especial aquelas que não existem mais ou que sofreram grandes alterações ao longo do tempo.

A partir de uma pesquisa feita em documentos históricos de Belém (fotos, textos, vídeos, gravuras), surgiram peças gráficas (imagens, vídeos) que recriam com fotorrealismo os monumentos e cenas estudadas pelo grupo fundador do projeto. Segundo eles, o principal objetivo da iniciativa é difundir conhecimento histórico e patrimonial sobre a capital paraense. A primeira modelagem 3D foi disponibilizada no Instagram e no Facebook do projeto, onde todo o resultado será compartilhado.

Conheça mais sobre o História Virtual: 

A iniciativa foi do arquiteto paraense Victor Scantlebury Rente, criador da modelagem 3D, em parceria com a historiadora Mayara Araujo, responsável pela pesquisa e elaboração de textos, e o publicitário Leandro Scantlebury, que se ocupa das estratégias e divulgação do trabalho. "Acredito que o acesso à memória e à cultura precisa ser mais democrático, alcançar o público fora do meio acadêmico também. Uma das metas do projeto é envolver a população, através de enquetes para definir o que gostariam de ver sobre nossa história em 3D", disse Victor. 

Para Mayara, o projeto é uma realização profissional única. "Ele representa algo que eu sempre quis fazer, que é mostrar a História de uma forma mais dinâmica, torná-la mais 'próxima' das novas gerações. O Victor pensava o mesmo, só que mais voltado para o patrimônio. Juntamos as ideias e surgiu o História Virtual", conta a historiadora. 

Segundo a organização do projeto, o produto gerado no História Virtual possibilita uma nova forma de ensinar e aprender sobre História e educação patrimonial através da internet. "Queremos muito contribuir para a preservação da memória cultural e patrimonial do nosso povo. Por isso é muito gratificante ver a receptividade que o projeto está tendo!”, finaliza Mayara.

Recriação do monumento histórico Grande Hotel, de 1913 Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS