Zenaldo Coutinho deixou para anunciar as medidas do plano de retomada econômica de Belém apenas no início da madrugada desta segunda-feira (01).

“Organizamos em Belém, um comitê com representantes de diferentes setores da sociedade para que pudéssemos analisar, estudar e também definir novos caminhos para nossa cidade, em razão de indicadores da saúde pública e também da economia”, disse o prefeito da capital.

“Nesta segunda-feira nós estaremos publicando um decreto municipal, que muito converge com os estudos também feitos pelo Estado, mas que trazem uma especificidade do município como, por exemplo, os shoppings centers e salões de beleza só estão programados para abrirem na próxima quinta-feira. As igrejas podem abrir a partir de amanhã com apenas 15% da ocupação de seus espaços”, completou.

“Temos condicionantes que dependem de monitoramento durante os próximos três dias, como os indicadores da saúde pública, indicadores do nível de aglomeração, e a quantidade de leitos disponíveis no sistema público de saúde”, explicou.

Ainda de acordo com as orientações previstas no decreto, que deve ser publicado logo no início da manhã desta segunda, se faz necessário seguir com medidas protetivas, como uso de máscaras, álcool em gel, isolamento social, sobretudo para pessoas como os diabéticos, hipertensos, cardiopatas e os idosos.

O plano de flexibilizações progressivas para reabertura econômica na capital partiu de estudos técnicos das áreas da saúde e economia e, ainda, de diálogos permanentes com os diversos segmentos, tanto de setores econômicos como religiosos, empresários, trabalhadores e, também, de representantes dos Ministérios Públicos do Estado e Federal.

MAIS ACESSADAS