Apesar do período de pandemia e com as restrições decretadas pelo Estado, o fluxo de veículos ao longo dos primeiros dez quilômetros da rodovia BR-316, em ambos os sentidos, era intenso no início da noite de ontem, véspera do feriado prolongado de Corpus Christis. Uma operação realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA) será realizada em 26 regiões do Pará com medidas preventivas, educativas e repressivas, para garantir a fluidez do trânsito e o controle de fluxo neste período.

De acordo com Decreto Estadual 800/2020, publicado na última terça-feira (9), praias, balneários, clubes e estabelecimentos similares ficam fechados durante todo o feriado de Corpus Christi, até o próximo domingo (14). O objetivo é evitar o risco de proliferação do novo coronavírus e a aglomeração de pessoas nestes ambientes, de forma indiscriminada.

Bancos fecham e shoppings abrem no feriado de Corpus Christi

Feriado: operação vai fiscalizar estradas e praias

Feriadão é com praias e balneários fechados em Belém 

A medida não estipula o bloqueio de estradas, mas fica sob responsabilidade dos municípios a determinação para impedimento do acesso e fechamento de outros estabelecimentos, assim como a implementação de medidas mais restritivas. Deslocamentos de transportes de cargas e de pessoas, nos casos em que há necessidade de desempenho profissional ou para tratamento de saúde, devidamente comprovados, estão permitidos.

FISCALIZAÇÃO

Ainda segundo o Detran/PA, a operação de fiscalização desencadeada ontem é voltada às medidas de segurança por conta da pandemia do novo coronavírus. Um dos objetivos é garantir o cumprimento do decreto estadual que dispõe sobre a restrição de circulação intermunicipal em praias, igarapés e balneários.

O Detran também atuará em conjunto com os demais órgãos da segurança pública e administração estadual. Na altura do km 17 da BR, os agentes estarão trabalhando em barreiras nos dois sentidos da via, sinalizando, orientando e garantindo a fluidez no trânsito no trecho. Caso haja algum transtorno, os agentes estão orientados a criar alternativas viárias para os usuários.

O fluxo de carros nos dois sentidos deixou a via agitada ontem. Foto: Alex Ribeiro/Ag. Pará

MAIS ACESSADAS