Muito sol e forte calor pedem cuidados específicos para cada pele; veja as dicas!
📷 |

Estamos na segunda semana de julho e o desejo de aproveitar o sol e o verão são intensos. Aos que querem curtir um final de semana em um balneário paraense é importante seguir algumas regras de afastamento social e Organização Mundial de Saúde (OMS) de higiene.

Também é necessário se proteger do sol e cuidar mais da pele. Com a intensidade solar nesse período, a atenção precisa estar voltada para os cuidados com queimaduras e saúde da pele. No entanto, como manter a marquinha do sol e a pele dourada de forma sadia?

“O segredo é pegar o sol de forma gradativa e com segurança! Nada de querer conquistar aquela corzinha bronzeada em um dia, ou em uma semana! Seguir as orientações quanto ao horário de pegar sol, de manhã cedo até umas 9h e no fim da tarde após as 16h”, orientou a dermatologista Suzanne Vianna.

A hidratação é o segredo do bronze perfeito. O uso do protetor solar, independentemente da cor da sua pele também merece atenção. “Inicialmente você pode fazer uso de um protetor com FPS mais alto (por exemplo o 50), e após 1 semana de exposição solar, reduzir esse FPS para 30. Lembrar que o uso do filtro faz com que o bronzeado demore mais para chegar, mas também dure mais tempo e também com menos risco de descamação e desbotamento”, alertou.

Dermatologista Suzanne Vianna
📷 Dermatologista Suzanne Vianna |Divulgação

“Estudos falam que 30 minutos diários no sol, é o suficiente para você ir adquirindo aquele bronze bonito, perfeito e saudável, mesmo fazendo o uso do protetor solar. Claro, evite os horários de das 10h às 16h, com possuem maior risco de câncer de pele”, acrescentou.

Com as orientações da dermatologista é possível sim manter uma pele dourada e saudável. Além de todas as dicas, é necessário sempre fazer uma boa higiene da pele com produtos neutros e hidratantes e específicos para cada área (corpo e rosto), hidrate a sua pele. Outro fator que influencia na nossa pele, é a ingesta hídrica e a alimentação, com a ingestão de frutas, verduras, pouca fritura e condimentos, e claro, beber no mínimo 3 litros de água por dia.

📷 Emilia Boneca aproveitando o sol de julho |Hander Machado/Divulgação
📷 Natasha Rodrigues se preocupa com os cuidados no período de grande exposição solar |Hander Machado/Divulgação

“Sempre oriento: passe hidratante no corpo, sempre após o banho e espere secar. Antes de ir para a praia ou piscina, enfim, passe o protetor solar no corpo todo ainda desnudo (a). Da cabeça aos pés (protetor para os cabelos, para o rosto, para os lábios e para o corpo). Espere secar, e em seguida, coloque o traje de banho. Jamais esquecer de reaplicar o protetor. A cada 2h ou após sudorese excessiva ou após os mergulhos, enfatizou Suzanne.

“Para paciente que tem a pele com manchas, principalmente para quem tem melasma, oriento que faça uso do protetor solar em capsula cerca de 10-15 dias antes de se expor ao sol. E que converse com seu dermatologista a respeito dos ácidos e clareadores durante o verão”, acrescentou.

HOMENS E CRIANÇAS

Um dos maiores problemas enfrentados pelos homens é a calvície, e com isso a cabeça fica exposta ao sol, o que remete cuidados maiores.

Suzanne Vianna alerta para que a atenção seja redobrada nesses casos. “Para as pessoas calvas, é bom lembrar sempre que também se faz necessário o uso do protetor solar no couro cabeludo. Assim como, hidratar aquela parte que foi exposta ao sol”, explicou.

Já para as crianças, é importante sempre as colocas em um lugar coberto, mas mesmo assim com as fortes temperaturas é necessário sempre o uso de filtro solar.

No mercado existem roupas disponíveis que protegem o contato da pele com os raios solares. “Essas sãos nossas melhores amigas quando falo em se expor ao sol (por prazer, atividade física, enfim). Por mais que elas protejam bem contra o sol, ainda assim, oriento os pacientes a fazerem o uso do protetor solar por baixo da roupa. Proteção nunca é demais! Relembrando, mais uma vez, além das roupas: óculos, chapéu ou bonés”, contou.

CUIDADOS COM A PELE

Com a reabertura dos centros de beleza e estéticas, os espaços aumentaram a questão da higiene do ambiente e precisam se adaptar. Muitas pessoas estão em busca de procedimentos que promovam a saúde da pele.

“É necessário sempre ver o tipo de pele e as queixas de cada pessoa. A limpeza da pele é a retirada dos comedões (cravos) da pele. Já o peeling pode ter inúmeras indicações: redução da oleosidade da pele, tratamento de acne, redução de manchas, estímulo de colágeno, rejuvenescimento, enfim. Uma pele saudável tem poucos comedões, poros fechados, viço, sem manchas. Então ambos os procedimentos são indicados para quem deseja ter uma pele bonita e saudável”, explicou a dermatologista Suzanne Vianna.

📷 Procedimento de limpeza de pele |Divulgação
📷 Procedimento de peeling |Divulgação

Priscila Polhuber, dona de um centro de beleza, já segue todas as orientações de higiene e saúde. “O nosso principal objetivo hoje é levar mais comodidade as clientes, então o para marcar os procedimentos estão com um intervalo de tempo maior”, disse.

Com os mais variados tipos de tratamentos para a pele do rosto e do corpo, a empresária destaca a importância do agendamento nesse período. “As clientes não se encontram na clínica nesse período, então com a alta procura, já que muitas pessoas resolveram se cuidar, é necessário agendar o tratamento. Fazemos também uma avaliação individual para saber o que melhor se encaixa no resultado que a cliente deseja”, acrescentou.

BRONZEAMENTO SEM SOL

Em geral, as paraenses gostam de manter uma pele mais dourada e com marquinha, mas nem sempre pode pegar sol ou tem essa disponibilidade. Há mais de dois anos presente no mercado do Pará, o bronzeamento gelado faz parte da realidade da mulherada.

“Esse tipo de bronze é realizado através de produtos totalmente naturais, capazes de inibir as chances de alergias. A aplicação é feita com um jato, sem a necessidade da exposição ao sol. Até grávidas podem realizar esse tipo de bronzeamento”, explicou a empresaria Géssica Meireles.

O resultado dourado na pele dura em torno de 10 a 15 dias e funciona como uma maquiagem para a pele. “Mesmo com essa praticidade nós temos alguns procedimentos antes da aplicação do produto, esfoliamos bem o corpo para que a pele tenha maior absorção do líquino é aplicado no local da marquinha. Colocamos ainda o biquíni de fita que precisa ficar no corpo em torno de 6 horas para que o resultado seja perfeito”, acrescentou Géssica,

É necessário ainda a secagem total do produto após a aplicação. “Além disso oriento que não passe no corpo qualquer produto como perfume, óleos e cremes durante esse período de seis horas e se for possível a cliente deve ficar sem tomar banho nesse intervalo de tempo também”, finalizou a empresária.

A dermatologista Suzanne Vianna acredita que essa técnica é excelente para quem não gosta e não pode se expor ao sol. “É uma excelente opção. Só ressalto o cuidado que as pessoas devem ter em conhecer os produtos que serão passados na pele, seguir direitinho as orientações dadas pelo fabricante. Em relação aos produtos disponíveis no mercado, para bronzeamento caseiro, é importante observar se você possui algum tipo de alergia a algum componente. Cuidado ao espalhar os cremes e deixar a pele manchada. Uma dica para reduzir essas manchas, é fazer uma esfoliação da pele antes”, disse.

MÁSCARAS

Com o uso excessivo de mascaras em decorrência da Covid-19, é possível que aparece alguns efeitos na pele, um deles é a acne. De acordo com a dermatologista Suzanne Vianna, isso é muito mais em decorrência de metade rosto ficar abafado, do que em relação ao material que a máscara é feita.

Camila Magno, dona de um ateliê, alerta sempre para a adaptação que a pessoa tem ao usar a vestimenta. Disponível nos mais variados modelos, o importante é ter as três camadas de tecidos.

“Os formatos dos rostos são diferentes, então o alerta é para que o usuário perceba qual o modelo que mais se encaixa e o deixa mais seguro. Nós confeccionamos as máscaras personalizadas para cada tipo de rosto, como disse, o importante é garantir a eficácia do item de proteção”, alertou a empreendedora.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as camadas da vestimenta cumprem papeis importantes. A que fica mais próxima do rosto, a interna, precisa ser absorvente; a do meio, precisa filtrar; e a externa, a última camada, precisa ser de um tecido mais resistente.

📷 |

MAIS ACESSADAS