Em uma iniciativa da Agência Transfusional do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, colaboradores participaram de uma caravana solidária de doação de sangue até a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (HEMOPA). Com o objetivo de arrecadar bolsas de sangue para a unidade, um grupo de profissionais realiza mensalmente o ato de solidariedade e amor ao próximo.

O HPEG é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde, e que mensalmente recebe o estoque de bolsas de sangue cedidos pelo HEMOPA por meio do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua. As doações auxiliam, de acordo com a necessidade, na transfusão de sangue dos pacientes internados no HPEG. “O Galileu vem intensificando as suas ações relacionadas a doação de sangue. Mensalmente, realizamos a caravana dos colaboradores com o intuito de manter abastecido nosso estoque de sangue”, orienta Kérina Quaresma, Enfermeira responsável pela Agência Transfusional do HPEG.

O Assistente Administrativo Marcos Costa foi um dos colaboradores a participar da doação. Para ele, que já doa há 3 anos, ajudar o próximo por meio de doações de sangue é gratificante e necessário. “O ato de doar sangue é importante já que com uma bolsa de sangue podemos ajudar até quatro pessoas. No que depender de mim, estarei sempre fazendo a minha parte para ajudar o próximo”, disse.

Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade mas também de amor, de vida e de cidadania. É uma iniciativa cem por cento voluntária e que beneficiará pessoas conhecidas e desconhecidas, oferecendo uma nova oportunidade de vida, novos sonhos e chances de recomeçar. “O sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos. Por isso, os estoques dos bancos de sangue não podem ficar vazios”, finaliza Kérina.

*Quem pode doar sangue?*

Pessoas com boa saúde e idade entre 16 anos completos (com autorização dos pais) e 69 anos. Deve ter peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto e não precisa estar em jejum.

*Números demonstram a importância do HPEG*

O Hospital Galileu conclui o ano de 2019 com 125 mil atendimentos realizados, sendo 7.872 consultas especializadas, 4.274 internações, 54.077 exames, 3.314 cirurgias e 56.288 atendimentos multiprofissionais.

Gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). O Hospital Galileu foi o primeiro hospital público da capital a conquistar a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país.

Outro feito inédito foi a conquista do prêmio internacional "Health Care Climate Challenge", que avalia instituições de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente. A unidade foi uma das cinco instituições nacionais vencedoras do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH). O Hospital foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (não energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo.

Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS