O último final de semana de julho se aproxima e com isso muitas pessoas se despedem do lazer que o verão paraense possibilita. Quem ousou e se expôs bastante ao sol, mar e areia precisa se atentar a alguns indícios que o excesso pode trazer para saúde.
- Muito sol e forte calor pedem cuidados específicos para cada pele; veja as dicas!
- Como aliar saúde e estética no período de verão e pandemia
É mais comum cuidarmos da pele, cabelo e até bens materiais nesse período, mas muitas vezes esquecemos de nos atentar para a saúde dos olhos
“Durante o nosso período de verão amazônico e férias escolares (esse ano um pouco diferente dos demais devido às restrições impostas pela pandemia) naturalmente nos expomos mais e com isso devemos nos cuidar mais. Podemos fazer isso usando óculos escuros (solares) de boa qualidade, chapéus e bonés”, explicou o médico oftalmogista Herundino Neto.
A educadora Samara Caiado tem aproveitado bastante o verão, de maneira consciente e de acordo com as restrições. Após descobrir que possui miopia, ela começou a dar mais atenção a saúde dos olhos. “Como uso lentes de contato agora estou mais atenta, mas antes como não tinha costume de uso diário comprava apenas como acessório pra fazer fotos mesmo”, desabafou.
Com tantos modelos e lentes disponíveis no mercado, é comum que ocorra uma certa confusão na hora de escolher o produto de qualidade e que proteja de fato os olhos. O médico Herundino alerta sobre os cuidados que se deve ter na hora da escolha do acessório.
“É importantíssimo ressaltar que os óculos não bastam serem escuros, na verdade o que mais importa é que contenham proteção (filtro) contra a radiação ultravioleta. Essa radiação proveniente do sol é capaz de provocar diversos danos à saúde, inclusive saúde ocular”, disse.
“Ao usar óculos não certificados (sem o filtro que mencionamos acima) estaremos nos expondo da mesma forma à essa radiação e com o agravante de que a região da retina vai acabar recebendo ainda mais raios ultravioleta já que com os óculos diminuindo a claridade que incide sobre nossos olhos, nossa pupila vai se dilatar e permitir que mais desses raios entrem e atinjam o fundo do olho”, acrescentou.
Assim como Samara, muitas pessoas também abrem mão dos óculos de grau nesse período e optam por lentes de contato e o uso de óculos solares, que dão mais conforto para quem estar na praia ou em outro lugar de lazer e exposição ao sol. “O cuidado dos usuários de lentes de contato é permanente. Além disso deve providenciar de retirar as lentes imediatamente caso caia algum “cisco” no seu olho, e quando em uso das lentes, evitar o mergulho em piscinas, praias e rios”, explicou o médico oftalmologista.
Outra questão que merece destaque é um uso de maquiagem, principalmente pela mulherada, que ao curtir o final de semana na praia, faz uso de produtos cosméticos ao se expor ao sol. “O uso de maquiagem pode inclusive proteger, mas é necessário que seja as que possuem filtro solar na sua composição, portanto não há contra-indicação ao seu uso por causa do sol ou período de férias”, informou Herundino Neto.
EXCESSOS
O médico oftalmologista também faz um alerta para quem perdeu a linha algum dia do verão. Quem passou o dia na praia, ingeriu bebida alcoólica e sem querer derramou algum liquido nos olhos. A atenção precisa ser redobrada nesse momento.
“Caso ocorra contato de qualquer substancia nos olhos, deve-se lavar imediatamente, de preferência com soro fisiológico, e na falta deste, com água corrente. Como dito anteriormente, se for usuário de lentes de contato, deve retirá-las”, avisou.
Para quem ainda vai aproveitar o último final de semana de julho nas praias do Pará, atenção sempre com a saúde dos olhos, invista em bons acessórios, como óculos e bonés, e aproveite sempre com responsabilidade.
“Como a superfície ocular permanece exposta a maior parte do dia, levando ao risco de agressões como vento, radiação solar e contato com corpo estranho (cisco por exemplo), o uso de óculos solar, evitar coçar os olhos são cuidados que ajudam a nos proteger e evitar danos à visão”, finalizou o médico oftalmogista, Herundino Neto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar