Fortalecer o empreendedorismo negro em Belém no contexto da pandemia. Este é o principal objetivo da campanha "Mercado Preto é Saúde", uma açãoo realizada pelo Festival Exú.

A ação consiste na venda online dos Afroboxes, kits que reúnem produtos e serviços de diversos empreendimentos da cidade e Região Metropolitana, contendo artigos de moda, literatura, autocuidado, artes gráficas, cheiros e sabores e, claro, prevenção à Covid-19. 

Os empreendedores negros no mercado paraense impactados todos os dias pelo racismo, agora tentam driblar a crise econômica imposta pelo atual cenário.

Segundo os organizadores, a campanha chega justamente com esse propósito: estratégias para aquecer a economia e proteger a saúde da população preta, ajudando a mantê-la em casa.  

Os AfroBoxes reúnem diversas marcas do afroempreendedorismo local. As mercadorias vêm embaladas em paneiros, produzidos de forma artesanal, com matéria-prima da região e que podem ser reutilizados e vendidos para todo o Brasil. Para comprar, basta acessar a loja virtual do Festival Exú, escolher um box já montado ou montar o do seu jeitinho! As entregas locais (Belém e Ananindeua) são realizadas aos sábados com uma taxa fixa no valor de R$10. Já as externas são feitas via Correios com o frete calculado conforme a localização de destino.

O valor de cada produto vendido é repassado integralmente aos empreendimentos que fazem parte da campanha, sem qualquer cobrança de taxas, contribuindo para a geração de renda, escoamento da produção e divulgação de empreendimentos negros da região amazônica.

A segunda fase dos AfroBoxes, que será lançada no início de agosto, incluirá culinária, serviços e produtos para crianças.  

A iniciativa é patrocinada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) através do edital 004/2018 para Projetos de relevância Social e tem apoio da Fundação Tilde Setúbal através do fundo emergencial para Covid-19 "Enfrente". 

MAIS ACESSADAS