O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, prestou solidariedade e condolências a toda população de Beirute, capital do Líbano, e a membros da comunidade libanesa no Pará e no Brasil após uma grande explosão em uma área portuária da cidade nesta terça-feira (4). Até a tarde de hoje (horário de Brasília), foram confirmados ao menos 50 mortos no incidente. 

Grande explosão em Beirute deixa ao menos 10 mortos. Veja! 

“À toda população de Beirute e a comunidade libanesa no Pará e no Brasil, manifesto a minha solidariedade e sentimentos aos que perderam entes queridos nesta tragédia”, escreveu Helder Barbalho, em postagem do Twitter. 

À toda população de Beirute e a comunidade libanesa no Pará e no Brasil, manifesto a minha solidariedade e sentimentos aos que perderam entes queridos nesta tragédia.

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) August 4, 2020

Duas fontes de segurança e a agência de notícias estatal NNA afirmam que a origem da explosão foi um armazém de explosivos na região. Não há informação se o incêndio foi proposital e qual o tipo de explosivo que havia no local.

O governo libanês contabiliza, até a tarde desta terça-feira, ao menos 50 mortos após a explosão e cerca de 2,7 mil feridos.

A embaixada do Brasil em Beirute e a residência de um diplomata brasileiro, Roberto Salone, foram danificadas pela explosão, mesmo localizadas em área distante do porto. Os vidros da embaixada foram todos destruídos, e as janelas da casa do diplomata explodiram. 

#Beirut - before and after the explosion. pic.twitter.com/5oI5o4PQMX

— Ahmer Khan (@ahmermkhan) August 4, 2020

De acordo com o portal UOL, como a explosão ocorreu quando o expediente já tinha terminado, ninguém foi ferido. Um último funcionário tinha acabado de sair do local quando a explosão atingiu a sede da embaixada. 

Foto: Twitter Ahmer Khan

MAIS ACESSADAS