plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Governo do Estado apresenta proposta urbanística para o Parque da Cidade

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), encerrou uma fase importante do projeto Parque da Cidade: o concurso nacional de estudo preliminar de arquitetura e urbanismo. A proposta vencedora, Parque Para Todos, foi conhecida

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), encerrou uma fase importante do projeto Parque da Cidade: o concurso nacional de estudo preliminar de arquitetura e urbanismo. A proposta vencedora, Parque Para Todos, foi conhecida na tarde de ontem, por meio de uma live, que contou com a participação do governador Helder Barbalho, da secretária de Cultura, Ursula Vidal, da presidente do Júri Técnico, a arquiteta Roberta Rodrigues, e o arquiteto e coordenador do certame pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), José Júlio Lima.

A proposta vencedora, Parque Para todos, tem como autores os arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Murgel Muller, Marcos Bresser Pereira Epperlein, Thiago Santana Maurelio, Eduardo Saguas Muller, Guilherme Henrique Machado Faganello e Vitor Martins – estudante. A equipe é composta por integrantes de duas empresas de São Paulo, Firma Arquitetura e Dezembro Arquitetos.

“Gostaria de destacar a adesão das pessoas a esse novo modelo de construção de ideias. Estamos acostumados com processos em que meia dúzia que pensa e entrega para a sociedade aquilo que construíram. Fizemos diferente, quero aqui parabenizar a Secult, pois neste processo as cabeças pensantes (mais de 80 inscritos de todo o país) puderam apresentar alternativas ao público, que decidiu. Essa ampla participação nos dá a certeza de que aquilo que está sendo escolhido passou pelo crivo popular e nos subsidia para acertar na proposta compatível com o desejo da população do nosso estado”, avaliou o governador Helder Barbalho.

“Finalizamos mais uma etapa da nossa construção coletiva, democrática, do nosso sonho de termos um parque em Belém com vários equipamentos para práticas esportivas, de lazer, o nosso Parque da Cidade”, declarou a titular da Secult.

O projeto vencedor atendeu ao termo de referência em relação aos equipamentos públicos, a análise, urbanística do entorno tem uma série de informações muito precisas e bem analisadas.

“Já participamos de outros concursos de arquitetura, mas como esse foi atravessado pela especificidade da pandemia, nós conseguimos estudar bastante sobre o clima e a cultura do Pará e desenvolver bastante alguns detalhes dos projetos, como os prédios, uma parte do paisagismo. Estamos muito felizes”, revelou Murgel Muller.

Agora o Governo do Estado segue nas tratativas com o Ministério da Infraestrutura, com a Infraero, por meio da Secretaria de Aviação Civil, para a transferência das operações do Aeroporto Brigadeiro Protásio para o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, que vai receber uma intervenção feita pelo próprio Governo para que seja instalada, de maneira provisória, a operação nesse espaço até que a área final seja definida pelo Governo Federal.

Leia mais:

Belém entre as cidades com menos equipes de Saúde da Família no Brasil

Justiça condena distribuidora de gás por prática de cartel no Pará

ETAPAS

O certame, iniciado em janeiro, contou com ampla participação popular, em duas de três fases. A primeira consistiu em uma consulta pública, on-line, que foram definidos os equipamentos nos eixos de Cultura; Esporte e Lazer e Ambiental e Paisagismo.

A segunda fase foi técnica, com uma equipe de jurados altamente capacitada, composta por arquitetos e urbanistas do Pará e de várias regiões do Brasil. Já a terceira, ocorreu entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, na qual prevaleceu a escolha do público.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias