A nuvem de fumaça e o “cheiro de queimado” que intrigaram a população da capital paraense na manhã desta quinta-feira (20) seriam resultados de 26 ocorrências de incêndios em vegetação, entulho ou lixo na Região Metropolitana de Belém (RMB) que aconteceram no dia anterior. A informação é do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

A fumaça foi presenciada na manhã de hoje em alguns bairros da capital paraense. “Pode ser atribuída a esse fator, posto que houve um aumento no número de ocorrências de incêndios em vegetação na RMB”, disse os Bombeiros por meio de nota.

Grande Belém teve 26 focos de incêndio em um único dia
📷 |Igor Valente/Fotos cedidas ao DOL

Na noite de hoje, um internauta compartilhou com o DOL registros de uma suposta queimada realizada pela manhã. Morador do bairro do Marco, ele afirma que tem presenciado a densa fumaça saindo ao longe, no meio de uma área de mata no bairro do Curió-Utinga, há quase duas semanas. “Começa desde cedo e segue até o final do dia. À noite, não consigo ver se continua. Eu só consigo ver porque moro no 27º andar”, explicou.

Questionado sobre a existência de novas ocorrências além das 26 previamente atendidas, o Corpo de Bombeiros disse não ter conhecimento da ocorrência, pois atua “conforme solicitação da população” e orientou que casos como esses sejam comunicados para que as equipes “tomem as medidas necessárias”.

Queimadas no Pará - Paralelo às ocorrências de incêndio na RMB, os Bombeiros, como parte da Operação Fênix, têm combatido incêndios florestais nos municípios com os maiores índices de queimadas: Altamira, Itaituba, Marabá, Parauapebas e Redenção.

Registro da suposta queimada foi feito na manhã de hoje (20) e que acontece há quase duas semanas. Foto: Igor Valente/Fotos cedidas ao DOL

MAIS ACESSADAS