A pouco menos de três meses das eleições municipais, ainda são poucos os que pretendem interromper o mandato de deputado estadual pela possibilidade de assumir a prefeitura de alguma cidade paraense. Se a votação fosse hoje, dos 41 ocupantes das cadeiras da Assembleia Legislativa, é provável que apenas sete tivessem os nomes nas urnas. Porém, como ainda estamos no campo da especulação, muito ainda pode mudar entre 31 de agosto e 16 de setembro, que é o período previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as convenções partidárias.

Já se autodeclaram candidatos os parlamentares Toni Cunha (PTB) para Marabá e Thiago Araújo (Cidadania) para Belém. “Temos um grupo político que deseja a minha candidatura, e nós não podemos nos furtar desse combate, mesmo em um tempo tão difícil. Trata-se de um município extremamente rico, de enorme potencial, mas que ostenta números absolutamente aquém de sua capacidade financeira, tendo em vista as suas administrações ao longo dos últimos 30 anos”, explica o petebista, que teve a pré-candidatura anunciada oficialmente durante o fim de semana.

Já Thiago confirmou nesta segunda (24), que é pré-candidato em Belém com apoio do atual prefeito, Zenaldo Coutinho (PSDB). “Esta será uma eleição importante no campo das propostas e ideias. Deve se sobressair quem tem passado limpo, quem não quer fazer uso da política para melhorar de vida. A ideia é mesmo de renovação, com boa aplicação de recursos, muito diálogo e transparência, sobretudo falando a verdade para as pessoas”, antecipa. O também tucano e deputado estadual Victor Dias anunciou que ofereceu seu nome ao partido como opção para o mesmo cargo.

O presidente da Alepa, Daniel Santos (MDB), é um nome dado como certo para concorrer à prefeitura de Ananindeua, seu maior reduto eleitoral. Ele não respondeu ao contato da reportagem, mas nos bastidores sua eleição é dada como certa, principalmente pelo fato de que conta com explícito apoio do governador Helder Barbalho (MDB) desde o início do mandato dos dois. Miro Sanova, do PDT, que também era um nome esperado para concorrer ao mesmo posto, declarou na terça, 18, durante sessão de votação no Legislativo Estadual, que não virá. É possível que essa desistência tenha como compensação uma articulação para presidir a casa se Daniel sair.

Júnior Hage, do PDT, deve ser um dos fortes candidatos para Castanhal, enquanto que Renato Ogawa, do PL, pode tentar Barcarena - também com apoio do governador. A deputada estadual Ana Cunha (PSDB), também na sessão de terça passada, chegou a dizer que seu nome estava cogitado para Barcarena, mas desmentiu dias depois.

Leia mais:

TSE obriga partidos a criar cota de fundo eleitoral para negros

Professor da UFPA e sua esposa estão desaparecidos

CONVERSAS

A anunciada - porém negada - disputa entre o presidente do PSD, Helenilson Pontes, e o deputado federal Eder Mauro, da mesma sigla, podem acabar levando o deputado estadual Gustavo Sefer a ser o nome escolhido para representar o partido nestas eleições na disputa pela capital paraense - possivelmente com apoio do Governo do Estado. “A pré-candidatura não está definida, embora seja um desejo tanto do diretório estadual quanto do nacional. Estamos analisando sobretudo a aceitação por parte da população. Estamos aproveitando os prazos que ainda temos para fazer as conversas internas. É certo que teremos um candidato majoritário. Será uma eleição atípica, já que a gente ainda não sabe o que pode e o que não pode durante a campanha”, declarou Sefer, na semana passada, logo após uma sessão legislativa.

Igor Normando é deputado estadual pelo Podemos e preside o partido no Pará, e embora haja a expectativa de que ele seja um dos candidatos apoiados por Helder Barbalho para Belém, ele não confirma nada sobre o assunto, diz que o tema ainda não foi discutido internamente, e afirma estar mais interessado em ver a cidade sob uma administração que quebre os ritos da antiga política e da gestão tradicional. “As campanhas serão mais difíceis, mas também mais criativas este ano. Quem melhor se comunicar com o eleitor, deve levar vantagem. Esse é o momento em que a pirotecnia das ruas pode dar lugar às discussões, aos debates, em televisão, na internet. Torço para que as fake news não tomem o protagonismo e que as discussões pelo melhor para a cidade sejam o foco”, sugere o parlamentar.

Deputados ainda negociam candidaturas ao pleito municipal. Foto: Wagner Santana/Arquivo

MAIS ACESSADAS