Mais um engarrafamento quilométrico foi registrado na avenida Almirante Barroso, sentido Ananindeua, desde o terminal rodoviário, em São Brás, no final da tarde de ontem (10). Essa tem sido a rotina registrada há pelo menos quatro dias, um verdadeiro teste de paciência aos motoristas.

Os problemas ocorrem devido à interdição da avenida João Paulo II, no trecho que corresponde ao bairro do Curió-Utinga, na última sexta-feira (4) que antecedeu o feriado prolongado, para obras de macrodrenagem da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). Como a via continua fechada e é uma opção de saída aos motoristas, o trânsito parado só aumentou. “É um teste de paciência também. Pegar esse engarrafamento é não saber que horas chegar em casa”, disse Carlos Mirante, 36 anos, condutor.

Obra na João Paulo II provoca novo engarrafamento gigante em Belém
📷 |Celso Rodrigues

A lentidão na circulação de carros prejudica também quem depende do transporte público que, em dias normais sofre na espera dos ônibus. “Já estou esperando o ônibus há mais de uma hora. E quando chega está lotado e a demora é dentro do ônibus, por causa desse engarrafamento”, lamentou Clara Antunes, 23, universitária.

O engarrafamento na Almirante Barroso ameniza a partir da rua Utinga, que fica ao lado da Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan). A via ganhou sentido único rumo a avenida João Paulo II, após o trecho que recebe as obras de macrodrenagem, mas que também registra intenso fluxo intenso. “Pelo menos o engarrafamento nessa rua é curto e quando a gente chegar na João Paulo II melhora”, explicou Ramon Amaral, 44, motorista de aplicativo.

Com a João Paulo II interditada, trânsito na Almirante Barroso fica lento no final da tarde Foto: Celso Rodrigues

MAIS ACESSADAS