Agora é oficial. Os bares de Belém voltaram a funcionar, na noite de ontem (17), embora alguns já estivessem atendendo clientes há tempos, de carona com a permissão antes concedida apenas aos restaurantes, sob o disfarce “bar e restaurante” nas placas das fachadas e sem fiscalização, por meio do decreto municipal que estabelece a retomada das atividades econômicas da capital paraense. Entre bares que respeitaram a capacidade dos 70% da ocupação permitida e o limite de quatro pessoas por mesa e os que desrespeitaram as normas de proteção contra o coronavírus completamente, a primeira noite de funcionamento foi intensa nesses estabelecimentos. 

Em ronda pela cidade, a equipe do DIÁRIO fez o registro de um bar na avenida Conselheiro Furtado, esquina com a travessa 3 de maio, onde a quantidade de clientes estava controlada, para a alegria de quem compareceu ao local. “Tão bom vir num barzinho, estava com saudade disso. O resto é com a gente saber se cuidar do vírus”, disse Paulo Rangel, 38 anos, engenheiro. 

Em outro bar, localizado na travessa 3 de maio, quase esquina com a avenida Gentil Bittencourt, as medidas também foram respeitadas, inclusive, com a exibição de artistas no palco, que foram limitados a apenas três, segundo determinação do decreto municipal. “Os bares de volta, exibição musical, a companha de amigos e tudo seguindo as normas de prevenção à Covid-19”, comemorou Izabella Lima, 31, fisioterapeuta. 

FISCALIZAÇÃO 

Entretanto, foi possível encontrar bares que ignoraram as regras de distanciamento social, sobretudo a limitação da capacidade de clientes. No estabelecimento localizado na rua Diogo Moia, esquina com a Dom Romualdo Coelho, os clientes ocupavam a rua, mas eram atendidos pelos garçons do próprio bar. 

Em relação aos estabelecimentos, a Prefeitura Municipal de Belém informou que realiza fiscalizações diuturnamente, orientando, notificando e, quando necessário, aplicando multa às pessoas físicas e jurídicas que descumprem as diretrizes dos decretos municipais de flexibilização das atividades. Fazem parte do Comitê, a Ordem Pública, Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e as Secretarias Municipais de Saneamento, Economia e Vigilância Sanitária.

Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS