plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ATENDIMENTO HUMANIZADO

Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra o valor da vida no aniversário de 2 anos da unidade

O nascimento de um filho é um momento único para uma mulher. Próximo de completar dois anos, o pequeno Samuel, filho da Eliana Furtado, foi o primeiro bebê a nascer no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Turan, unidade do Governo do Pará e gerenci

Imagem ilustrativa da notícia Hospital Materno-Infantil de Barcarena celebra o valor da vida no aniversário de 2 anos da unidade camera Divulgação

O nascimento de um filho é um momento único para uma mulher. Próximo de completar dois anos, o pequeno Samuel, filho da Eliana Furtado, foi o primeiro bebê a nascer no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Turan, unidade do Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, que, nesta segunda-feira (21), celebra dois anos de funcionamento.

“Eu não tinha experiência de ser mãe na época, não sabia os sinais desse momento. Para a gente seria inviável ir para Belém, já passava da hora do parto. O Materno-Infantil foi a luz daquele momento. Se hoje Samuel está vivo, foi por ter esse hospital aqui”.

A mãe comemora, junto à unidade, o valor da vida. “Hoje celebramos a vida do Samuel e de muitas outras crianças que, assim como ele, vieram ao mundo no Materno-Infantil de Barcarena”, disse emocionada a mãe.

O coordenador de enfermagem, Nataliel Miranda, que estava no parto de Eliana, descreve o sentimento em festejar esse momento marcante do aniversário. “Naquele momento nasceu o Samuel, e também um hospital que faria a diferença na vida de outros milhares de pacientes”, ressalta.

Atendimento humanizado

O pequeno Samuel é um dos mais de 2.500 nascimentos, e faz parte dos mais de 125 mil atendimentos realizados na unidade desde a inauguração em 21 de setembro de 2018. Todo o suporte às gestantes e bebês é realizado com acolhimento humanizado, reconhecimento que é evidenciado com o índice de 96% de satisfação entre seus usuários.

A unidade, localizada a 114 quilômetros da capital, atende 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Atua no atendimento de alta e média complexidades e realiza consultas, internações, cirurgias e exames, além de contribuir no cuidado materno-Infantil com boas práticas desde o pré-natal até o puerpério da mãe.

“No pré-natal, a paciente tem um suporte especial com o curso da gestante, para sanar dúvidas sobre partos, conhecer a infraestrutura da unidade, e entender todo os serviços disponíveis. Durante o parto, é oferecido à gestante, métodos para alívio de dor, como massagens, bola, cavalinho, banheira e musicoterapia para controlar a ansiedade”, explica a diretora assistencial, Joice Vaz.

Após o parto, as mães de bebês que permanecem internados na unidade, se tornam acompanhantes e parte integrante do cuidado por meio de oficinas manuais onde elas produzem polvinhos para ajudar na recuperação dos recém-nascidos, além de enfeites e utensílios como uma terapia para se adaptarem melhor ao ambiente hospitalar.

“O hospital disponibiliza ainda métodos de boas práticas no cuidado a bebês e recém-nascidos prematuros, como exemplo, método canguru, banho de ôfuro, descanso na redinha, entre outras técnicas que colaboram para a redução do tempo de hospitalização, melhoram o ganho de peso e fortalecem o vínculo entre mãe e bebê”, destaca Mary Mello, diretora técnica do HMIB.

Infraestrutura e tecnologia de qualidade

Segundo Karina Cunha, diretora financeira, todo esse suporte é possível pois a unidade tem uma infraestrutura com tecnologia de qualidade. “O hospital possui 65 leitos, incluindo Unidades de Tratamento Intensivo, neonatal e adulto, e Unidade de Cuidados Intermediários infantil. Além de um Centro Cirúrgico, salas de preparação ao parto, enfermarias e uma unidade de atendimentos à intercorrências", aponta.

Com único Banco de Leite Humano da região, a unidade também se tornou referência em educação sobre aleitamento materno e doação de leite humano. A equipe realiza coletas nas Unidades Básicas de Saúde para fortalecer a rede de apoio da doação e promove campanhas para arrecadação de leite humano e frascos de vidro, além de ações junto às mães e gestante.

De acordo com o diretor hospitalar, Fábio Machado todo essa estrutura e capacidade técnica, vem para ressaltar a importância da unidade para a região. “Hoje fazemos uma linha do tempo, e é emocionante ver a evolução da unidade e dos profissionais, com infraestrutura e boas práticas, pois evidencia o nosso compromisso com a saúde, por meio de um cuidado humanizado”, enfatiza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias