Um balanço do emprego formal divulgado ontem (7), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) aponta que o emprego na indústria paraense teve crescimento em agosto último, e portanto, pelo terceiro mês consecutivo. Em todo o Estado, foram 4.486 admissões contra 2.429 desligamentos, gerando saldo positivo de 2.057 postos de trabalho - o melhor de todo o ano no Estado.

O saldo é positivo também na análise dos oito meses de 2020 (de janeiro a agosto): 23.162 contratações contra 20.470 demissões, e saldo de 2.692 vagas, o melhor resultado de toda a região Norte. Ainda no comparativo regional, em agosto o Pará ficou atrás somente do Amazonas, que teve um saldo de 2,7 mil empregos.

Em agosto de 2019 também houve aumento no Estado, mas de maneira menos expressiva: 3.385 admissões contra 2.657 desligamentos, gerando saldo positivo de 728 postos. Para Nilson Azevedo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), o plano de retomada de atividades não essenciais do Governo do Estado, em andamento desde junho, tem peso nos dados e no cenário que se confirma positivo mês a mês. “Na nossa avaliação, esse crescimento deve continuar, sim, nos próximos meses, e mesmo com a realização do Círio em moldes restritos, por conta das orientações de evitar aglomerações, novos postos podem surgir e contribuir para esta recuperação”, justifica.

A iniciativa do Governo do Estado de não cobrar taxa de abertura para novas empresas, viabilizada pela Junta Comercial do Pará (Jucepa), até 14 de novembro, também influenciam. “As isenções e benefícios destinados às empresas são muito bem-vindos, e podem se traduzir em empregabilidade, favorecendo milhares de paraenses que buscam um posto de trabalho neste momento”, avalia.

Azevedo confirma que mantém diálogo permanente com o Governo no sentido de encontrar rumos que levem ao desenvolvimento e ao crescimento da economia. “Nossa atuação tem buscado contribuir, mostrando caminhos para estimular as indústrias a produzir mais e melhor e esperamos que essa cooperação traga resultados significativos para o Estado”, conclui.

Levantamento também mostra que em agosto houve saldo positivo na geração de postos de trabalho pelo terceiro mês seguido Foto: SIDNEY OLIVEIRA / AGência PARÁ/arquivo

MAIS ACESSADAS