Reinaugurada no último dia 31 de outubro pela Prefeitura de Belém, a Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, já está com iluminação pública precária. Isso tem gerado reclamações pelo risco que a falta do serviço oferece e ainda afasta parte da população beneficiada pelo espaço público recentemente revitalizado.

O DIÁRIO constatou na noite da última quarta-feira (11) que várias luminárias estavam apagadas, principalmente a área do parque infantil. No local, as crianças e os adultos reclamavam. “É a primeira vez que venho trazer minha filha aqui e me deparo com uma praça recém inaugurada sem energia. Isso se torna perigoso. A gente não tem como visualizar direito elas [crianças] nos brinquedos. Sem contar que o público não vai vir porque está escuro”, disse Fábio Garcia, 37, hidráulico industrial.

A filha dele, Vitória, de dez anos, contou que a falta de iluminação prejudica. “Gostei dela [praça], só faltam as luzes, está cheio de poste aqui, mas não tem luz neles. Eu estava brincando no escorregador e quase me bati porque estava escuro”, reclamou a menina.

Para a aposentada Nilda Carvalho, 60 anos, moradora do bairro, a revitalização na área era mais que esperada, sobretudo por quem vive às proximidades. “A gente reclama da iluminação que está feia, quase não existe. Aí fica difícil para as crianças brincaremcom segurança”, lamentou.

Os irmãos Érico Enderson, 29, e Paula Santos, 24, decidiram praticar exercício físico pela primeira vez na praça depois de inaugurada. “Só estamos aqui porque tem policiamento, caso contrário, não dava”, comentou ele. “Frequentei muito aqui antes, agora ela [praça] voltou a ficar boa, só falta a iluminaçãomesmo”, completou Érico.

RESPOSTA

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou que “o Departamento de Iluminação Pública solucionou o problema na iluminação da praça, no começo da noite de quarta-feira, e já está normalizada”.

MAIS ACESSADAS