O mercado de aluguel de imóveis por temporada, principalmente em áreas litorâneas do Pará, atrai muitas pessoas que planejam passar o Réveillon na praia. Com o aumento na busca pelos imóveis, a advogada integrante da comissão de direito imobiliário, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará, Ariani Nobre, alerta para os cuidados necessários antes de fechar um contrato. A pesquisa ainda é a principal forma de evitar problemas na hora de alugar um imóvel,diz a especialista.

“Hoje em dia existem vários sites ou outros meios para que se consiga alugar um imóvel por determinado tempo. Então, o ideal é a pessoa pesquisar o imóvel com as características desejadas em sites que sejam de confiança ou que tenham boas referências. Quando se trata de sites mais amplos e que não detalham tanto as características de quem está anunciando é bom o interessado pedir essa referência a respeito do imóvel, e saber se ele realmente existe”, aconselha.

Outras medidas também podem ser tomadas para evitar prejuízos, como nunca fazer o pagamento do aluguel antes de confirmar as informações que estão disponíveis pelo locador. “É preciso perguntar bastante sobre todos os detalhes do imóvel e não ir logo fazendo o pagamento, porque quando é a pessoa mesmo que está tentando alugar, ela sabe todas a características existentes do espaço. Na maioria das vezes, quando se trata de um golpe, a pessoa pode ficar titubeando ou não sabe repassar todasas informações”, disse.

Outros sinais observados, ainda durante a primeira busca, também ajudam a identificar possíveis golpes. “Uma outra análise que se deve fazer é com relação aos valores. Quando você identifica um valor muito abaixo do mercado é bom desconfiar e seguir uma pesquisa mais profunda sobre o anúncio. Um discurso forçando a pessoa a fechar o negócio naquele momento em caráter de urgência e exigindo o pagamento do valor total, também já é algo para ser desconfiado”, alerta.

Apesar da visitação ao imóvel não ser uma obrigação nesse contexto, a advogada lembra que há outras formas de conhecer sua estrutura. “Geralmente quem faz aluguel por temporada está em outro lugar e fica complicado fazer um deslocamento para fazer essa visita. Então esse método não é tão obrigatório quando se fala de aluguel por temporada. Mas a pessoa pode solicitar fotos, pedir detalhes, a elaboração de um contrato e checar os dados das pessoas que está colocando o imóvel para alugar, verificando se os mesmo são verdadeiros”.

Alguns documentos para dar maiores garantias para quem está alugando um imóvel podem ser solicitados ao locador, como uma conta de energia ou outro que sirva como indicador de que exista mesmo.

Serviço

Se no momento da chegada ao imóvel for observado que as condições são diferentes do que foi prometido pelo locador, a pessoa deve procurar uma delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência e pedir o encaminhamento para área especializada, já que a prática pode se tratar de um estelionato. Sendo confirmada a situação, a pessoa que for autuada aplicando o golpe responderá a um inquérito policial, afirma a advogada.

MAIS ACESSADAS