plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ENTENDA

Profissionais de saúde, idosos e agentes de segurança; veja as fases de vacinação do Pará

124 mil doses de vacina chegam nesta segunda-feira (18), no Pará.

Imagem ilustrativa da notícia Profissionais de saúde, idosos e agentes de segurança; veja as fases de vacinação do Pará camera Doses estão sendo transportadas de São Paulo nesta segunda-feira | Governo de São Paulo/Divulgação

Com o anúncio do início da vacinação no Pará nesta segunda-feira (18), o Governo do Estado divulgou como irá ocorrer as fases do plano de vacinação. A meta é vacinar, pelo menos, 95% de cada um dos grupos prioritários.

PRIMEIRA FASE

- Trabalhadores de Saúde: todos os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Priorizando os profissionais que atuem no atendimento de pacientes com Síndrome Gripal, em urgências, enfermarias ou unidades de tratamento intensivo, inclusive, funcionários que não atuem diretamente na assistência, mas frequentem tais ambientes, como auxiliares de serviços gerais, copeiros, administrativos.

Na linha de frente no combate à pandemia, profissionais de saúde podem começar a receber vacina ainda hoje
📷 Na linha de frente no combate à pandemia, profissionais de saúde podem começar a receber vacina ainda hoje |Agência Brasil/Arquivo

É necessário que esses profissionais apresentem a carteira de identificação ou carteira de trabalho com a devida função e local de trabalho registrada e declaração de vínculo expedida pelo local de trabalho que comprove a atuação do profissional em assistência direta a pacientes com Síndrome Gripal.

- Pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, no caso de asilos, por exemplo.

- Indígenas aldeados: os que residam em áreas indígenas com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

SEGUNDA FASE

- Profissionais da Segurança Pública na Ativa: Servidores das polícias federal, militar e civil; servidores do Centro de Perícias Científicas; bombeiros militares; policiais penais e agentes do DETRAN.

É preciso ter em mãos na hora da vacinação o documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de forças de segurança e salvamento ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua.

Para entrar no grupo de urgência, critério dos agentes de segurança é que estejam na ativa
📷 Para entrar no grupo de urgência, critério dos agentes de segurança é que estejam na ativa |Reprodução

- Idosos de 60 a 79 anos de idade: se vacinam com posse do documento original com foto que comprove a idade.

- Idosos a partir de 80 anos: documento original com foto que comprove a idade deve ser apresentada quando for vacinar.

- Povos e comunidades tradicionais quilombola: pessoas que habitam comunidades tradicionais quilombolas.

Dois grupos de idosos começam a imunização na segunda fase
📷 Dois grupos de idosos começam a imunização na segunda fase |Agência Brasil/Arquivo

TERCEIRA FASE

- Indivíduos que possuam comorbidades: de acordo com a faixa etária indicada pela ANVISA, serão priorizadas pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo), doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, imunossuprimidos, obesidade grave.

Os indivíduos pertencentes a esses grupos serão pré-cadastrados no SIPNI, aqueles que não tiverem sido previamente cadastrados devem apresentar atestado médico especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

QUARTA FASE

- Trabalhadores da educação: todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas serão vacinados com a apresentação do documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela escola.

- Forças Armadas: membros ativos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) se vacinam ao apresentar documento que comprove a vinculação ativa com força em que atua.

- Funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade: agente de custódia e demais funcionários, além da população acima de 18 anos em estabelecimentos de privação de liberdade.

Leia também:

Saiba quais serão os primeiros grupos vacinados no Pará

MAIS DETALHES

Ainda nesta segunda-feira (18), a partir das 17h, o governador do Pará, Helder Barbalho, e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) detalharão, em entrevista coletiva, como se dará outras ações do plano de vacinação no Estado.

Informações completas do plano de vacinação no Pará podem ser obtidas no documento em anexo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias