plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PANDEMIA

Após visitar oeste do Estado, Helder afirma que segunda onda da covid-19 chegou ao Pará

A região oeste, próxima a Manaus, enfrenta um aumento expressivo do número de internações

Imagem ilustrativa da notícia Após visitar oeste do Estado, Helder afirma que segunda onda da covid-19 chegou ao Pará camera Helder acompanhando chegada de oxigênio ao distrito de Maracanã, um dos mais afetados do oeste paraense. | Reprodução Twitter

As cidades da região oeste do Pará estão enfrentando um colapso no sistema de saúde. A segunda onda da covid-19 se replicou a partir do Amazonas e chegou com força às cidades paraenses da região. Algumas estão dependendo de doações para conseguir manter o atendimento aos pacientes infectados.

O governador do Pará, Helder Barbalho, alertou sobre a chegada da segunda onda à região do oeste do Estado nesta quinta-feira (21), e reforçou o pedido para que toda a população do Pará respeite e siga as medidas de segurança, como o distanciamento e o isolamento, para amenizar os danos.

Desde o início da pandemia o Pará já registrou 7.470 óbitos. Mais de 200 mil pessoas já morreram em todo o país. O governo do Pará decretou a mudança de bandeiramento de toda a região do Estado e também na Região Metropolitana de Belém, proibindo festas, shows e funcionamento de bares.

- Falta de matéria-prima chinesa paralisa produção do Butantan

- O começo da vacinação contra a Covid-19 no Pará em imagens

- Técnica de enfermagem Shirley Maia é a primeira a ser vacinada em solo paraense

“Lamento informar que hoje, no extremo Oeste do Pará, constatamos que a segunda onda de contaminação do Novo Coronavírus chegou na região. É preciso que todos sigam as recomendações sanitárias, usem máscaras e respeitem o distanciamento social”, tuítou Helder.

SITUAÇÃO GRAVE

O colapso do sistema de saúde do Amazonas se estendeu na região da fronteira com o Pará. A cidade de Faro enfrentou um crescimento expressivo do número de infectados o sistema municipal de saúde acabou ficando sem recursos para atender a todos.

O município conseguiu comprar 30 cilindros de oxigênio por intermediação do Governo do Estado. O governador Helder Barbalho acompanhou a entrega do material e visitou o município para acompanhar a situação nas unidades de saúde e no barco Papa Francisco, que chegou ao local na manhã de quarta-feira (20) para reforçar o atendimento dos pacientes com suspeita de covid-19.

Idosa de 105 anos é a primeira indígena a se vacinar no Pará

Técnica de enfermagem é a primeira a tomar a vacina em solo paraense

Vacinação no Mangueirão terá sistema drive-thru

Há alguns dias, o secretário municipal de Saúde de Faro, Thiago Azevedo, chegou a afirmar em entrevista ao jornal El País que a reserva de oxigênio do município chegou a ficar zerada, e que a cidade chegou a ter 37 pacientes internados dividindo 11 balas de oxigênio para que nenhuma vida fosse perdida. Ele também afirmou que o município chegou a pedir remédios emprestados, oxigênio e a depender de doações.

O secretário explicou ao periódico que a proximidade da região com Manaus foi o principal motivo para o avanço da nova variante da doença na região paraense. Distante 380 Km de Manaus (De Belém são mais de 900 Km), a cidade também recebe ajuda dos serviços da capital do Amazonas.

O governador também visitou Terra Santa durante a visita para acompanhar a entrega de cilindros de oxigênio para abastecer o sistema de saúde dos municípios. Helder afirmou que o governo está em contato com as gestões e que disponibilizou estrutura para que a população da região seja atendida.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias