Será finalizada em Mosqueiro, distrito de Belém, a primeira fase de imunização da vacina contra a Covid-19, nesta quarta-feira (27). Quase 220 servidores do Hospital Geral de Mosqueiro serão vacinados.

A primeira dose no distrito foi aplicada na técnica de enfermagem Leonila da Silva Marques, 34 anos, nesta terça-feira (26). A profissional é mãe de duas meninas e atua no setor de urgência e emergência do Hospital Geral de Mosqueiro há dois anos e meio. O segundo vacinado foi o médico Caio Lacerda, 27 anos, servidor do hospital há três anos, sendo responsável pelo atendimento dos pacientes com suspeita da doença. “Esse momento, além de histórico, encerra um ciclo de ansiedade e medo”, disse o médico, que enfrenta plantões de 12 horas na linha de frente do hospital.

“A vacina também representa a esperança em dias melhores e nos conforta para seguir em frente e torcendo para que outros grupos sejam vacinados”, completou Leonila da Silva Marques, que mesmo vacinada, recomenda os cuidados preventivos como lavagem das mãos, uso de álcool e máscara, além do distanciamento. “Estou muito feliz e quero pedir às pessoas que permaneçam em casa até chegar a vacina para todos”, completou.

As doses da vacina Coronavac chegaram por volta das 10h, desta terça-feira (256. São apenas 0,5ml do líquido que representa a esperança de vencer a Covid-19.

No Hospital Geral de Mosqueiro todos os 218 servidores serão vacinados, durante dois dias de campanha. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, laboratório, pessoal da higienização e segurança. A enfermeira Karol do Socorro Miranda, coordenadora da campanha de vacinação no hospital, disse que a imunização é um grande avanço, já que todos foram contaminados pelo vírus, alguns de forma leve, moderada e outros que precisaram ser afastados do trabalho. Duas pessoas morreram.

A campanha de vacinação segue em Mosqueiro até esta quarta-feira, 27, atendendo os servidores das Unidades Básicas de Saúde, de Saúde da Família, de Estratégia da Família, do Centro de Atenção Psicossocial, Agentes de Controle de Endemias e da Casa Recriar dos bairros de Carananduba, Maracajá, Sucurijuquara, Furo das Marinhas e Baía do Sol. Nesta primeira etapa somente os profissionais de saúde serão vacinados, porém, à medida que o quantitativo de doses aumentar a Sesma, em parceria com a Agência Distrital, vai atender os demais grupos prioritários como profissionais da segurança, idosos e quilombolas.

A técnica de enfermagem Leonila da Silva Marques, foi a primeira vacinada em Mosqueiro Foto: Divulgação/Comus

MAIS ACESSADAS