Quatro pacientes do Estado do Amazonas, que estavam internados no Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, receberam alta nesta quarta-feira, 27, e aguardam apenas autorização do Ministério da Saúde (MS) para retornarem ao estado de origem.

Navio sai de Belém transportando tanque de oxigênio que atenderá hospitais de Manaus

Os pacientes começaram a chegar no dia 18 de janeiro, quando o Governo do Estado disponibilizou 30 leitos para pacientes do estado vizinho, sendo 10 de UTIs e 20 para leitos clínicos. Com as quatro altas de hoje, 21 pacientes continuam internados na Unidade, sendo que no último sábado, 23, ocorreu um óbito. 

O Amazonas vive um colapso na saúde após a alta de casos da Covid-19. Há fila crescente de pacientes aguardando leitos, um aumento na letalidade da doença e agora enfrenta problemas no abastecimento de oxigênio na rede hospitalar.

VEJA TAMBÉM:

Ambulatório Itinerante chega a mais um bairro de Ananindeua nesta quinta (28)

Pará está entre os estados com menor índice de mortes e casos de Covid-19

Teste anal: nova técnica para identificar pessoas com Covid-19

Nos procedimentos de transferência, o Estado do Amazonas é responsável pelo transporte destes pacientes, de Manaus até Belém. Os pacientes são transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de ação do Ministério da Saúde (MS), e envolve também o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar do Pará.

Havendo necessidade, o Governo do Pará pode avaliar a possibilidade de ampliar essa oferta.

Hospital de Campanha do Hangar, em Belém. Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

MAIS ACESSADAS