Os moradores do Município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, levaram um susto na noite do último sábado (30). Segundo testemunhas, após um dia chuvoso, um "satélite" despencou do céu.
O objeto caiu em uma área de mata, no quilômetro 50 da rodovia Transamazônica (BR-230), no sentido Jacareacanga/Itaituba. De acordo com os moradores, não se teve registro de vitima.
LEIA MAIS!
'Relógio do Apocalipse' está a 100 segundos do fim do mundo
Velhos golpes financeiros ganham nova cara com o Pix
Apesar do imenso susto ficou constatado que o objeto não se trata de um satélite, mas sim de um "balão do google", que é um projeto chamado Loon da empresa multinacional que tem por objetivo levar internet a lugares inóspitos de todo o mundo.
Os balões do projeto Loon voam a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens
Sobre o ocorrido, a Aeronáutica se pronunciou afirmando que teve conhecimento do fato e que tem um documento em que acompanha as operações no Brasil.
Leia a nota da Aeronáutica:
Em relação aos seus questionamentos, este Centro informa: Os Órgãos de Controle do Espaço Aéreo foram notificados sobre o procedimento de descida de um balão do Google, referente ao Projeto Loon, que iniciou a descida no sábado (30/01), a partir das 20h (horário de Brasília), no município de Jacareacanga (PA).
O prefixo do balão é HBAL201. Trata-se de um balão não tripulado, com descida prevista e comunicada à Força Aérea Brasileira, à medida que se aproximam do final da sua vida útil.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) assinou uma Carta de Acordo Operacional com o Google em 2017 (CIRCEA 100-76), para que as operações sejam feitas em coordenação com o controle de tráfego aéreo, visando oferecer segurança às operações aéreas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar