plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
COTIDIANO

Terça-feira de carnaval teve um clima diferente por toda a Belém

Com as medidas de proteção contra o coronavírus, o clima na cidade era de tranquilidade, reforçado pela chuva que caiu durante todo o dia. Resta ter esperança de que, no ano que vem, as ruas se encham de alegria novamente

Imagem ilustrativa da notícia Terça-feira de carnaval teve um clima diferente por toda a Belém camera Pela cidade, o cenário das ruas nem de longe lembrava o de outros carnavais. | WAGNER SANTANA

A terça-feira gorda de carnaval não foi a mesma este ano. Com a suspensão das celebrações carnavalescas, locais que tradicionalmente serviram aos blocos e escolas de samba, ontem (16) tiveram apenas silêncio e saudosismo. Sem folia e com chuva, a capital paraense vai se despedindo do período mais aguardado do ano. Locais como a Aldeia Cabana e o bairro da Cidade Velha viveram dias de tranquilidade, impostos pelo receio da contaminação pelo novo coronavírus.

Idosos com 84 anos começam a ser vacinados nesta quarta-feira

Chuvas voltam a deixar áreas de Belém alagadas

Neymar tuíta sobre Nego Di e acaba acusado de racismo

Dia ruim para quem trabalha com as vendas nesse período. Márcio Roberto, que trabalha com brinquedos luminosos no parque Porto Futuro amargou um dia ruim de vendas. Às cinco da tarde, o autônomo ainda não tinha vendido um brinquedo. Sem festa e com chuva, foi preciso insistir bastante. “No domingo ainda tivemos um bom público, mas no geral não tá dando. Está bem fraco”, revela.

Na entrada do parque estadual, apenas vendedores aguardando cessar a chuva da tarde, enquanto o servidor público Alex Rocha, 35 anos, desfrutava do espaço quase que exclusivamente para colocar a saúde em dia. “Eu gosto de carnaval, mas a gente sabe que essa medida é necessária para preservar a nossa saúde. Então, se não tem festa, bloco, nada, a gente reverte esse tempo livre numa atividade física, num exercício que possa passar o tempo e garantir um pouco mais de saúde”, diz.

No bairro da Cidade Velha, ruas vazias. O mesmo cenário compunha a tarde na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira. O movimento dos carros ditava o fim de tarde. Sem folia, restou torcer para não piorar a situação diante da pandemia. “Eu já trabalho aqui há cinco anos. Sou um dos poucos que atuam de forma permanente. Então, mesmo que não tenha festa, nós ainda temos os nossos clientes, mas o cenário é este aqui que vocês estão vendo. A noite fica pior. Vamos torcer para que nos meses seguintes isso passe”, deseja o vendedor de lanches Josiel Sarges, 50.

Tranquilidade também marcou retorno pela BR-316

O tráfego de veículos na rodovia BR-316, no sentido Belém, ontem (16) estava menor que o de um dia comum e bem diferente do que se costuma registrar numa terça-feira de carnaval. De acordo com os agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA), que estavam de serviço na barreira de Ananindeua, o maior fluxo foi de 40 carros por minuto e isso nos horários de pico (início da manhã). À noite, o trânsito seguia com fluidez e poucos carros

passando pelo local.

Ao que tudo indica, este não foi um carnaval em que os belenenses deixaram a capital em direção ao interior do Estado para curtir a folia. Parte disto se deve às medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 que resultou no cancelamento de festas e arrastões de blocos carnavalescos.

Em nota divulgada, no final da noite de ontem (16), o Detran-PA informou “que o fluxo de veículos na entrada e saída de Belém, desde a última sexta-feira (12), é considerado tranquilo, sem pontos de lentidão ao longo dos 18 primeiros quilômetros da rodovia BR-316, de

responsabilidade do órgão”.

Neste trecho da BR-316, que compreende parte da Região Metropolitana de Belém, o Detran não registrou acidentes, ontem. No entanto, na PA-124, um acidente com uma viatura da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Salinópolis aconteceu próximo ao município de Nova Timboteua.

Segundo a prefeitura de Salinópolis, devido à chuva e a pista molhada, o veículo sofreu uma aquaplanagem e capotou na pista. Os agentes municipais de trânsito que estavam no carro sofreram ferimentos leves.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias