plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MEDIDA NECESSÁRIA

Cidades paraenses têm situação crítica e decretam lockdown

Além da Região Metropolitana, outros três municípios já decidiram "fechar tudo". Todas as regiões estão com rede de saúde pressionada

Imagem ilustrativa da notícia Cidades paraenses têm situação crítica e decretam lockdown camera Enquanto ocupações de leitos aumentam no interior, Estado tem feito transferências de pacientes | Pedro Guerreiro/Ag Pará

A nova onda de aumento de casos de Covid-19 deixou prefeituras paraenses em situação de alerta máximo para conter o avanço do coronavírus. Além da Região Metropolitana de Belém, outros municípios também decretaram lockdown. É o caso de Salvaterra, no Marajó; Abaetetuba e Cametá, na região nordeste paraense; que fecharam todas as atividades econômicas não essenciais para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus.

Salvaterra, por enquanto, é o único município do arquipélago do Marajó a ter decretado o lockdown. A normativa vale até o dia 23, podendo ser prorrogado. O boletim epidemiológico divulgado, ontem (18), pela Secretaria Municipal de Saúde lista 709 casos confirmados e 19 mortes em decorrência da Covid-19. No hospital municipal cinco leitos destinados a pacientes com Covid-19 estão ocupados – dois a mais que no dia anterior (17).

Abaetetuba, nordeste paraense, está fechada desde a última quarta-feira (17). De acordo com a prefeitura, a medida foi adotada com base em dados técnicos e para evitar o colapso do sistema de Saúde no município. A cidade tem 6.127 casos confirmados de Covid-19 e por lá o coronavírus já foi a causa da morte de 134 pessoas.

Em Cametá, cidade vizinha a Abaetetuba, a prefeitura mudou o bandeiramento para a cor preta. Desde ontem (18), a cidade fechou atividades essenciais. São 6.278 pessoas contaminadas e 147 mortos pela doença.

ESGOTAMENTO

Em Maracanã, na região Nordeste do Estado, a oferta de leitos clínicos para pacientes com Covid-19 já se esgotou e o município não possui leitos de UTI para atender a demanda que tem crescido consideravelmente. O Hospital Municipal dispõe de apenas doze leitos clínicos para atender exclusivamente os casos de Covid-19, mas ontem (18) já eram 18 pacientes internados. Os seis excedentes estão ocupando leitos improvisados, que seriam usados por pessoas com outras enfermidades. Diante deste cenário, a prefeitura anunciou que vai decretar situação de calamidade pública.

A cidade registra 203 casos confirmados desde 1 de janeiro de 2021, sendo que 63 foram registrados em um único dia – que foi na última quarta-feira (17). De acordo com a prefeitura, o Município não tem recebido ajuda e nem recursos do Governo Federal porque a gestão passada não prestou contas dos recursos repassados ano passado (cerca de R$ 500 mil) para o enfrentamento da pandemia, o que resultou no bloqueio de novos repasses.

Em Parauapebas, no sudeste paraense, a situação também é alarmante. Não há mais vagas na rede pública municipal e nem na rede particular de Saúde. Num vídeo publicado nas redes sociais da prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, pediu o compromisso de toda a população para reduzir os índices de contaminação. O município tinha flexibilizado as medidas de enfrentamento da Covid-19, contrariando, inclusive, o decreto estadual nº 800/2020.

Quem também baixou um decreto próprio, contrariando algumas recomendações estabelecidas no decreto estadual nº 800/2020, foi a prefeitura de Castanhal. A cidade, distante 67 quilômetros de Belém, estava com 94,23% dos leitos de UTI ocupados por pacientes de Covid-19, segundo os dados publicados no último dia 17. O número de casos confirmados da doença soma um total de 6.137 e o número de mortes 246.

Apesar do cenário, a prefeitura estabeleceu um decreto próprio (nº 54/2021) com as medidas de enfrentamento da pandemia. Por lá, o toque de recolher é de 22h às 5h; a venda de bebidas alcoólicas está permitida até às 18h; e o comércio e as academias podem funcionar de 8h às 21h.

Colares tem um cenário “estável” da pandemia de Covid-19 e o município baixou um decreto próprio com medidas restritivas que devem vigorar até o dia 22 de março, podendo ser prorrogadas. Entre as determinações, semelhantes aos do decreto estadual nº 800/2020, está o toque de recolher no horário de 21h às 5h. A cidade tem 269 casos confirmados de Covid-19. As praias e balneários estão fechadas.

Em Vigia, o número de infectados é de 1.129 casos confirmados e 32 óbitos. Como a cidade está na zona de bandeira vermelha, a prefeitura reforçou que vai seguir com o decreto estadual nº 800/2020

Na região sudeste paraense, Marabá está com 88% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados. Os leitos clínicos estão com uma taxa de ocupação de 96%. A cidade soma 15.706 casos confirmados de Covid-19 e 294 mortes pela doença.

A prefeitura de Barcarena, Região Metropolitana de Belém, montou uma barreira sanitária na entrada da cidade. O município tem pelo menos 8.646 casos confirmados de Covid-19 e 140 mortes em decorrência da doença. Em Tucuruí, o boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (17) aponta 4.360 casos confirmados de Covid-19 e 165 mortes em decorrência da doença.

SOURE

Soure não decretou lockdown, mas, em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Guto Gouvêa confirmou que a segunda onda de Covid-19 chegou a cidade e pediu para que os moradores redobrem os cuidados para se prevenir contra o coronavírus. As páginas da administração municipal não têm divulgação recente sobre o funcionamento das atividades econômicas e os boletins epidemiológicos não informam as taxas de ocupação de leitos. Soure já tem 380 casos confirmados por Covid-19 e 15 óbitos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias