A Defesa Civil de Belém interditou na manhã deste sábado, 20, o cemitério Nossa Senhora da Soledade, na avenida Serzedelo Corrêa. A interdição foi feita após vistoria técnica realizada pela Defesa Civil e integra o conjunto de medidas de proteção e recuperação do local tomadas pela Prefeitura de Belém.

“Fomos acionados pela Fumbel ontem à noite e hoje, pela manhã, uma equipe técnica composta pelos coordenadores, técnicos, operacional e uma engenheira estiveram no local para avaliar a estrutura do pórtico e foi constatada a necessidade de interdição e isolamento, a fim de evitar riscos para os servidores e transeuntes”, detalha a coordenadora da Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira. 

O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Michel Pinho, revela que a ação partiu de uma denúncia da sociedade civil. “Ontem nós recebemos uma denúncia da sociedade civil em relação ao pórtico do cemitério da Soledade, que sofreu uma inclinação para o lado esquerdo e para a frente, na direção da avenida Serzedelo Corrêa. Rapidamente nós atuamos e acionamos a Defesa Civil e a Secretaria de Urbanismo que constaram a inclinação e atuaram para mitigar o problema. O próximo passo será a restauração do cemitério por meio de uma parceria entre Estado e Município”, conta.

A engenheira Raiclene Souza conta que além do visível tombamento da estrutura, foi constatado um deslocamento entre o pilar e o arco e, por isso, a área foi imediatamente interditada e isolada. Também foi recomendado pela Defesa Civil o escoramento da estrutura, para evitar desabamento.

O trabalho de escoramento e emergencial será realizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb). “Já acionamos a empresa para fazer de imediato o escoramento do pórtico. Em seguida, trabalharemos com os órgãos do patrimônio para a recuperação do arco do cemitério da Soledad”, afirma o secretário de urbanismo, Deivison Alves.

MAIS ACESSADAS