plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BRIGADEIRO PROTÁSIO

Governo do Pará assina convênio para receber aeroporto 

O anúncio foi feito pelo próprio governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais

Imagem ilustrativa da notícia Governo do Pará assina convênio para receber aeroporto  camera Agência Pará

Após um ano de tratativas com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Ministério da Infraestrutura, o Governo do Pará assinou, nesta segunda-feira (22), um convênio para receber a área do Aeroporto Brigadeiro Protásio, antigo Aeroclube do Estado, onde, em breve, será construído o maior projeto paisagístico-urbano do último século: o Parque Cidade.

O anúncio foi feito pelo próprio governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. “Com este convênio assinado, até o final deste ano, nós estaremos adequando o Aeroporto Internacional de Val-de-Cans para as operações de aviações de pequeno porte e, com isso, a Infraero deve repassar para o Estado até dezembro de 2021, a área do antigo Aeroclube. Assim, poderemos iniciar as obras do Parque da Cidade, uma obra importantíssima para a Região Metropolitana, que propõe uma reurbanização desta região de Belém, incrementando o turismo, serviços, e o lazer de nossa cidade. Foi um ano de espera, de negociações de infraestrutura, e eu quero aqui agradecer a Infraero, ao Ministério da Infraestutura, a Procuradoria do Estado e a Secretaria de Cultura, todos envolvidos para que essa conquista pudesse acontecer”, destacou Helder Barbalho.

Governo do Pará assina convênio para receber aeroporto 
📷 |Reprodução

O Parque é um projeto do governo do Estado anunciado no final de 2019, que pretende ressignificar a área do Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro do Souza, transformando a área em um dos maiores equipamentos de turismo, cultura e lazer no Pará. A área tem o equivalente a 120 campos de futebol, e faz divisa também com os bairros do Marco, Pedreira, Sacramenta e Marambaia. É um projeto que pensa Belém para os próximos anos, do ponto de vista da mobilidade urbana, da malha viária, do aumento no fluxo de carros, de pessoas e de todos os aspectos que envolvem a área metropolitana.

Em 2020, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que será a responsável pelo equipamento, realizou uma consulta pública onde a população definiu os eixos cultura, lazer e esporte, paisagismo e meio ambiente. Depois, em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Secult realizou o Concurso de Estudo preliminar arquitetônico, de âmbito nacional, que recebeu 85 inscrições de todo o Brasil. A proposta vencedora foi a ‘Parque Para Todos’, que tem como autores os arquitetos e urbanistas Carlos Eduardo Murgel Muller, Marcos Bresser Pereira Epperlein, Thiago Santana Maurelio, Eduardo Saguas Muller e Guilherme Henrique Machado Faganello, e o estudante Vitor Martins. A equipe é composta por integrantes das empresas Firma Arquitetura e Dezembro Arquitetos, ambas de São Paulo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias